Como o processo de carga e descarga do caminhão de maneira fluida e organizada faz você ganhar mais tempo? Hoje vamos comentar sobre as ações que atrasam e aceleram esse processo, e que podem ser tornar uma dor de cabeça caso não sejam planejadas da maneira correta.

Veja as características que fazem do caminhoneiro um bom profissional: clique aqui.

Por todas as rodovias do país os caminhões estão sempre se movimentando de duas formas diferentes: ou com carga ou sem carga. O papel de caminhoneiro na cadeia econômica é transportar produtos físicos pelas regiões geográficas do território brasileiro. Hora estão indo buscar esses produtos, hora estão indo leva-los para algum lugar.

O descarregamento ou abastecimento do veículo é o ponto onde devemos ter a atenção redobrada. Diversos problemas podem surgir aqui, ou podem ser solucionados. Por isso o primeiro passo é tomar consciência dos problemas que podem se manifestar nessa fase e quais as suas causas.

E como na logística a principal variável de operação é o tempo, tudo o que está relacionado a ele deve ser mensurado e monitorado. Condições da carga, leis do transporte de cargas, equipe de carregamento, condições dos locais de carga e descarga, entre outros pontos.

            Condições da carga

Na rodagem podemos transportar diversos tipos de carga semelhantes (como produtos eletrônicos, por exemplo) e que serão descarregados em diferentes endereços; como também podemos carregar somente um tipo de carga que será descarregado em um único lugar (como o transporte de grãos, por exemplo). Aqui a relação entre o produto transportado e o caminho a ser percorrido tem total influência um sobre o outro.

Os motoristas de caminhões de materiais perecíveis devem conhecer muito bem as características dos produtos que estão transportando, pois em caso de algum imprevisto como atrasos no percurso ou no descarregamento eles saberão exatamente o que fazer, e terão mais liberdade para executar seu trabalho dentro das condições adequadas.

Em transportes de produtos e a entrega em diversos endereços é muito importante posicionar a carga dentro do caminhão de acordo com a ordem de descarregamento. Seria uma imensa perca de tempo retirar todos os produtos do baú só para chegar a uma entrega que foi mal posicionada.

            Equipe de carga e descarga

A equipe de carga e descarga da empresa que contratou seu serviço de transporte deve estar totalmente alinha com as diretrizes que assegurar um processo rápido e eficiente.

Colaboradores internos mal preparados podem ocasionar diversos problemas com o cumprimento de prazos. Alguns caminhoneiros deixam de fechar contratos com empresas que tem pessoas descapacitadas na operação por conta das dores de cabeça que estes podem trazer.

Você pode se interessar por esse post: Quais são os setores com os fretes mais lucrativos?

            Condições do local de carregamento e descarga

Na mesma linha de raciocínio do tópico anterior, a estrutura da empresa deve ser funcional.  Isso ajuda a evitar atrasos por conta de avarias nas ferramentas de operação.

Bons equipamentos garantem um processo ágil e um fluxo mais linear entre os motoristas, evitando filas e descumprimento de prazos.

Veja também: Como a pandemia aumentou o número de assalto nas estradas.

            Leis que regulamentam o transporte de cargas

Para segurança das pessoas que transitam pelas estradas e pela saúde e vida útil das vias, foram criadas leis que padronizam as formas de transporte de acordo com o tipo de carga que o veículo está transportando.

Portanto, se não quiser ter transtornos com a PRF cumpra todos os detalhes apresentados na lei 13.103/2015.

Até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.