Com toda a certeza, as férias de final de ano são um período que carece de extremo cuidado para os caminhoneiros estradas afora. Porque, nas férias, o fluxo de veículos aumenta muito. Assim como a imprudência dos motoristas de ocasião. Além disso, infelizmente, ainda há questões como o aumento do alcoolismo e o número de acidentes nas estradas.

E, decerto que o caminhoneiro tem preocupação dupla: consigo e com a carga, não é mesmo? Então, para evitar comprometer a integridade física do motorista, assim como manter a carga segura até o destino, resolvemos compilar, neste artigo, os cuidados principais para este período turbulento. Acompanhe!

Faça a Manutenção dos Pneus

Assim como já mencionamos no artigo 5 Principais Cuidados com Caminhões na Época de Chuvas, estar com os pneus em dia é obrigatório. Principalmente, no período de férias, em que o trânsito muda a qualidade, o fluxo aumenta e sempre há a necessidade de fazer desvios ou alterações durante a rota,  os pneus carecem de perfeito atrito. Por isso, é fundamental que, antes de sair para a estrada, esteja certificada a manutenção dos pneus do veículo.

Além disso, é muito importante que as peças do caminhão sejam de confiança, com garantia estendida e elevada shelf life. Isto é, que não sejam produtos que quebrem ou estraguem com facilidade e comprometam a viagem. Por exemplo, a Roda Aluminio Caminhão Carreta Ônibus Para Pneu 295 – 22,5 X 8,25 Polida (Par) ajuda a manter a estabilidade do veículo quando o trânsito está oscilante.

Planeje a Rota

Em seguida, o que parece simples, de fato, não é. Planejar as rotas de maior segurança, utilizar os aparatos eletrônicos adequados, como GPS e aplicativos inteligentes é de grande valia. Isto é, estude quais são as estradas:

  • Mais bem pavimentadas, ou seja, com melhor acabamento, sem buracos ou interrupções;
  • Com maior nível de policiamento e segurança,
  • Com acostamentos e terceiras faixas e,
  • Sem fluxo de veículos de passeio, se for possível.

Faça a Manutenção dos freios e faróis

Conforme já mencionamos em outros artigos, os freios são tão importantes ou até mais do que os próprios pneus. Porque na hora do aperto, quando todos os outros cuidados já se foram e o acidente é iminente, os freios é que irão livrar ou amenizar o dano.

Do mesmo modo, com os faróis. Até porque o período das férias de fim de ano coincide com o das chuvas de verão. Isto é, fluxo alto de veículos, imprudência dos motoristas de ocasião e tempestade pode ser a receita de desastre nas estradas. Então, ter os faróis sempre funcionantes com todos os tipos de luzes e intensidades é, igualmente, fundamental. Sem contar que dirigir com defeitos na iluminação do veículo é infração média e pode custar 4 pontos na carteira e multa.

Assim, por exemplo, o Farol Volvo VM Traçado Canavieiro – Par é um farol de alto nível, com excelente custo-benefício e compatível com o modelo original do veículo. Desta forma, você assegura que o motorista e o veículo cheguem ao destino final, apesar da confusão das férias.

E aí, curtiu o conteúdo? Continue nos acompanhando para mais dicas e informações valiosas sobre dirigir nas estradas.