Sem dúvida alguma, o Brasil é o país dos caminhões. Desde o governo de Juscelino Kubitschek, a malha rodoviária é o principal modal de transporte de cargas do país.

Nesse sentido, não há como olvidar a importância do caminhão para o funcionamento de toda a estrutura financeira nacional. Contudo, dentre os problemas reais enfrentados, tanto por caminhoneiros quanto pelas empresas gestoras, está o excesso de carga em caminhão.

Decerto que o perigo é evidente. No entanto, muito mais do que os indiscutíveis riscos de vida, nas estradas e, também, para o próprio veículo, o que pode aparentar diminuição dos custos de carga, na verdade, pode sair muito mais caro.

Confira este artigo com todos os mitos e verdades sobre o excesso de carga que você, realmente, precisa saber.

As Verdades Sobre o Excesso de Carga

Em deliberação recente, de novembro de 2021, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) apresentou uma nova regulamentação no que tange a fiscalização por excesso de carga.

Assim, a Deliberação Nº 236 alterou a antiga Resolução Nº 803/2020 e regulamentou a Lei Nº 14.229/2021. Esta, por sua vez, dispõe sobre o intervalo de peso confiável para o transporte de cargas, em caminhões e ônibus. Isto é, de acordo com a lei atual, o excesso de peso para veículos com até 50 Toneladas aumentou de 10 para 12,5% de peso bruto total. Ainda mais, há uma tolerância de até 5% no valor do peso bruto total (e combinado).

Então, por exemplo, um caminhão de 50 T pode carregar até 56,25 T de peso, além de haver uma tolerância de até 58,75 T de peso bruto total e peso bruto total combinado. Ultrapassado este valor, o proprietário do veículo está sujeito a multas e fiscalização quanto ao peso por eixo, de maneira cumulativa. Portanto, muita cautela e atenção!

E para o caminhão?

Inegavelmente, o excesso de carga em caminhão traz danos significativos ao veículo até o ponto de sucateamento, tais como:

  • Danos à suspensão do veículo: de fato, é o sistema mais importante quando se fala de excesso de carga em caminhão, visto que é o responsável pela absorção dos impactos nas estradas, ocasionados por obstáculos e irregularidades. Aliás, especialmente, em se tratando de estradas brasileiras, buracos e acidentes no terreno são muito comuns.

Portanto, o excesso de carga em caminhão força as lâminas e aumenta o trabalho realizado pela suspensão. Por conseguinte, acarreta o desgaste precoce do amortecedor e custos mais elevados de manutenção. Não vale a pena!

Por isso que, igualmente, é importante manter as peças do veículo sempre em dia e com produtos de qualidade incontestável. A título de exemplificação, o Amortecedor de Suspensão Dianteira MB Accelo 715 915 1016 (Original) – Par, da Mercedes Benz é o tipo de produto que não pode faltar no caminhão. Com meia vida prolongada, é um produto garantido, de qualidade superior e que suporta mais tempo os impactos negativos das estradas. Além de auxiliar a manter o caminhão estabilizado ao longo do percurso.

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  • Motor, Transmissão, Embreagem e desgaste prematuro dos pneus: Além do sistema de amortecimento, o motor também é sobrecarregado. Por óbvio, o excesso de carga em caminhão vai elevar as rotações para compensar o peso, o que pode ocasionar até que pare de funcionar no meio da estrada.

A transmissão fica com a vida útil diminuída; os freios superaquecem; aumenta o tempo de frenagem; os pneus ficam “carecas” mais rapidamente. Sem contar que o excesso de carga em caminhão aumenta, também, o consumo de combustível do próprio carro, o que tem um impacto imediato no bolso do proprietário da frota.

Com certeza, produtos como a Cuica Freio 30X30 Para Carreta Caminhão, disponível no link abaixo, ajuda a minimizar o prejuízo do excesso de carga, por ser de alta qualidade e preço justo. Veja:

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Como resultado final, tem-se que o risco de colisões e tombamento de carga é elevado exponencialmente com excesso de carga em caminhão. Não vale apena apostar no excesso de carga nem em trajetos custos.

De fato, o barato pode sair muito caro. Aposte em peças de qualidade, de marcas renomadas e mantenha os veículos dentro dos limites permitidos, para que, ao final, o resultado seja muito mais lucrativo.