No comercio nacional, o transporte rodoviário é responsável pela maior parte do deslocamento terrestre de ativos e de pessoas. Com as rodovias se popularizando no final do século XIX, o surgimento dos primeiros veículos automotores deu adeus as antigas estradas de carruagem. Uma nova era surgia no processo logístico do mundo.
Um dos primeiros caminhões foram inventados após surgir no comercio, a necessidade de transportar de maneira mais rápida, cargas mais volumosas. Trabalho que, até então, era feito por meio de carroças tracionadas por cavalos.
O primeiro motor a vapor, tinha media de 1 a 4 hp de potência, e raramente ultrapassava os 10 km/h. Logo em seguida surgiram os caminhões com motores a combustão. Essa motorização conseguia entregar o dobro da potência.
Com o passar dos anos, novos modelos foram surgindo e o transporte rodoviário ficou como um dos principais meios de logística. Não é um dos mais baratos, quando comparados ao transporte ferroviário, mas é um dos mais práticos.
Os modelos variam de acordo com cada necessidade, e a partir de regras de rodagem que foram surgindo. Algumas cidades brasileiras proíbem o trânsito de certos tipos de caminhão em vias urbanas.
Conheça as melhores soluções em peças para caminhão, clique aqui.
Isso se dá, na maioria das vezes pela característica de asfalto dos centros urbanos, que não são projetados para receber o movimento de cargas pesadas.
Veiculo urbano de carga (VUC)
Esse modelo é projetado para rodar dentro da cidade. Geralmente sua capacidade de transporte não passa de 3 toneladas. E tem medidas que com limite máximo de 2,2 metros de largura e 6,3 metros de comprimento.
Cavalo Mecânico
Esse modelo já oferece a disponibilidade de transportar diferentes tipos de carga. Conhecida como carreta, se difere do caminhão tradicional por conta da sua articulação entre a estrutura de tração e o reboque.
São geralmente é encontrado com 1 ou 2 eixos.
Carreta 2 eixos
Modelo que puxa um semirreboque com dois eixos, com um comprimento de até 18 metros e capacidade para movimentar até 33 toneladas.
Carreta 3 eixos
Com o mesmo comprimento do modelo citado acima, porém, com capacidade para movimentar até 42 toneladas.
Carreta Cavalo Trucado
Esse modelo puxa dois semirreboques, que juntos transportam até 45 toneladas. Seu comprimento não passa dos 18 metros também.
Bitrem
Esse tipo de carreta já mais robusto, contando com 7 eixos e chegando a transportar até 57 toneladas.
Rodotrem
O maior de todos os modelos, chega a ter 9 eixos, com cavalo mecânico trucado, e pode transportar até 74 toneladas.
E a evolução não para de acontecer, principalmente pensando na segurança e bem-estar do motorista.
Estimativas apontam que, aproximadamente 60% das cargas totais que circulam pelo país, são pela rodovia. E do total de vias, 62% encontram-se com problema de infraestrutura.
Um motorista roda, em média, cerca de 10 mil quilômetros mês, e na maioria das vezes a jornada de trabalho supera as 8 horas diárias. Portanto é um desafio e tanto para as montadoras, construir cabines com soluções para todos esses indicativos.
Não deixe de conhecer o site do Universo do Caminhão, produtos em até 10x no cartão. Acesse nosso site.