Cada tempo apresenta seu próprio conjunto de desafios para os motoristas. Névoa densa ou qualquer quantidade de neblina não é exceção, porém há uma série de precauções que você pode tomar para garantir que você chegue ao seu destino sem incidentes.

Aqui estão seis dicas para ajudá-lo a dirigir com segurança no nevoeiro.

1. Mantenha os faróis acesos – sempre

A visibilidade é fundamental ao dirigir em meio à neblina – para você e para os outros motoristas. Certifique-se de que os faróis estão acesos, bem como os faróis de milha se possível, independentemente da hora do dia em que você estiver na estrada. Os faróis permitirão que você veja melhor e garantirá que os motoristas atrás de você possam ver as luzes de freio.

Porém, evite usar suas luzes de farol alto pois pode causar ofuscamento da visão. Isso tornaria mais difícil para você ver o que está à sua frente na estrada, fique com os faróis baixos e use faróis de milha se o seu veículo os tiver.

2. Continue em movimento ou encoste

Pode ser tentador parar seu veículo quando você não consegue ver para onde está indo. Não faça isso porque os carros que vêm atrás de você podem não perceber que você está parado até que seja tarde demais. Se o nevoeiro ficar muito denso, encontre um lugar seguro para encostar fora do fluxo do tráfego. Um lugar público para esperar o nevoeiro passar é ainda melhor do que ficar na beira da estrada.

3. Mantenha uma velocidade segura

A neblina pode fazer com que você veja objetos à sua frente mais tarde do que o normal. É por isso que é importante reduzir sua velocidade e colocar uma distância maior entre você e outros veículos. O espaço extra aumentará seu tempo de reação, então fique de olho no velocímetro. Pode parecer que você está se movendo lentamente quando dirige no nevoeiro e deseja acelerar. Não vá pelo tato ou pela visão; fique com o que os números estão lhe dizendo.

4.Reduza suas distrações

Sua atenção deve estar sempre 100% na estrada quando você estiver dirigindo. No entanto, é ainda mais importante que você esteja completamente focado ao dirigir em meio a neblina densa. Elimine qualquer coisa que possa distraí-lo. Desligue o rádio. Peça a todos os passageiros para ficarem quietos. Fique longe do seu telefone, mesmo se você tiver um dispositivo viva-voz

5. Use o marcador de pavimento de linha do lado direito como guia

Qualquer coisa que melhore sua visibilidade ao dirigir no nevoeiro é um trunfo. A linha branca pintada no lado direito da estrada pode ser um guia útil nessas situações. No entanto, você não deve usar as linhas centrais do pavimento para guiá-lo. Fazer isso pode aproximá-lo dos carros que se aproximam do lado contrário da via. Se você está tendo problemas para vê-los, eles provavelmente também não estão vendo você também

6. Mantenha seu pára-brisa limpo

Dirigir com neblina é um ótimo momento para colocar seus limpadores de parabrisa e desembaçadores para funcionar. O nevoeiro pode criar um acúmulo de umidade no pára-brisa, diminuindo ainda mais sua visibilidade.. Seus limpadores de parabrisa também podem ajudar a manter o vidro limpo.

Descobrir as melhores peças, acessórios, equipamentos e tudo o que você precisa saber sobre caminhões? Acesse agora o site do Universo do Caminhão, a mais completa loja do país que garante a segurança das suas compras, preza pela qualidade de seus produtos, e o melhor, tudo com os melhores preços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.