Para aqueles que dependem do seu veículo no dia-a-dia, um pouco de cuidado e manutenção ajudam na preservação. Com essas dicas simples de manutenção, seu caminhão pode continuar funcionando como se estivesse novo nos anos seguintes.

Dicas Gerais

1. Nunca perca uma mudança de óleo

Sem dúvida uma das coisas mais importantes que você pode fazer para garantir uma vida longa para o seu caminhão (ou qualquer veículo para esse assunto). A Ford recomenda que você faça isso a cada 12 km ou seis meses (o que vier primeiro) para caminhões de ano modelo 2008 e mais novos. Para caminhões de quilometragem mais antigos e mais altos, mude sempre o filtro de óleo quando trocar o óleo. 

2. alternar seus pneus

Alternar os pneus cada vez que você troca o óleo ajuda a garantir um desgaste uniforme, porque os pneus se desgastam de forma irregular de acordo com a transmissão do seu caminhão. Embora dependa de como você usa seu caminhão, os pneus dianteiros normalmente terão mais desgaste. 

3. Mantenha seus pneus equilibrados

Ao alternar seus pneus, também vale a pena equilibrá-los. Um pneu é equilibrado quando o peso do pneu é igualmente distribuído ao redor do eixo. A cada colisão e buraco seus pneus ficam cada vez mais desequilibrados. Um conjunto desequilibrado de pneus pode levar a vibrações na estrada e causar maior desgaste em sua suspensão, bem como desgaste irregular em seus pneus. 

4. Alinhamento 

Se na hora da troca de óleo, seu caminhão está puxando para um lado ou para o outro, provavelmente é hora de um alinhamento de roda. Dirigir sobre estradas ruins em altas velocidades pode aumentar a probabilidade de desalinhamento. Se suas rodas estão fora de alinhamento, você vai causar maior desgaste nos pneus.

5. Verificar os níveis de fluido 

Em seguida, confira seus níveis essenciais de fluido. O mais importante para verificar é o óleo do motor. Além disso, verifique o óleo em si. Se está sujo ou cheira a gasolina, é hora de mudar. Em seguida, refrigerante de motor. Motores de caminhão fazem muito calor; isso é o que os impede de superaquecer. Finalmente, verifique o fluido da lavadora do para-brisa. 

6. Pare para uma inspeção

Se há uma coisa que pode ajudar a manter seu caminhão funcionando por mais tempo, é saber quando trazer um especialista. A maioria das montadoras oferece inspeções específicas nas concessionárias. A inspeção é basicamente um check-up médico para o seu caminhão. Tudo, desde suas baterias até velas de ignição até pastilhas de freio, é analisado. Uma boa opção é a compra de indicador de desgaste de pastilha.

Dicas Para o Interior do Caminhão

Conductor de camión profesional de mediana edad con ropa casual que conduce un vehículo de camión y entrega de carga a destino

Mas não é só o exterior que sofre com o desgaste, mas o interior também.

Por isso aqui vão algumas dicas para o interior do seu veículo

1.  Capas no painel 

Para aqueles que usam o caminhão diretamente, usar uma capa no painel é uma ótima opção, pois o sol além de envelhecer o painel, o resseca e deixa-o quebradiço, tornando sua aparência desagradavel e diminuindo o valor do seu veículo. As capas além de proteger, fornecem um novo visual

2. Tapetes

Assim como as capas, é importante trocar os tapetes de vez em quando, pois sua utilização prolongada os tornam frágeis e lisos, podendo até mesmo causar um acidente devido a um escorregão nos pés na hora de dirigir.

3. Capas para Banco

Da mesma forma que o sol estraga os painéis, ele também resseca e mancha os bancos. Por isso, se você quer uma vida longa para seus assentos e seu caminhão, adquira uma capa de banco também.

Quer saber mais sobre peças, acessórios e tudo sobre caminhões? Acesse agora o site do Universo do Caminhão, a mais completa loja do país com os melhores preços!