Já esteve dirigindo na estrada e notou que seu motor está superaquecendo? Talvez haja vapor saindo de baixo do seu capô. Talvez seu medidor de temperatura tenha atingido o vermelho ou haja um cheiro estranho de queimado vindo do seu motor. Independentemente disso, um motor superaquecido nunca é um bom sinal, pois isso pode levar a danos graves ao motor e a uma falha potencialmente catastrófica do motor.

Então, o que você faz se seu motor superaquecer? Aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente.

Como lidar com um superaquecimento do motor

1. Não entre em pânico. O pânico pode levar a ações imprudentes que podem colocar você e outros motoristas em perigo. Fique de olho na estrada para não causar um acidente e mantenha a calma.

2. Aumente o calor e desligue o ar condicionado. Você se sentirá um pouco desconfortável à medida que a cabine ficar quente, mas isso ajudará a afastar um pouco do calor do motor enquanto você não consegue encostar o veículo

3. Encoste em um local seguro e desligue o motor. Faça isso o mais rápido possível, pois cada minuto é importante. Se você for conduzir para o acostamento da estrada, pressione o botão interruptor pisca alerta para que outras pessoas possam vê-lo e que seu veículo está apresentando problemas e que eles devem manter uma distância segura e diminuir a velocidade.

4. Espere o motor esfriar. Um grande erro que muitos motoristas cometem ao lidar com um motor superaquecido é abrir o capô logo após encostar. O vapor e o calor sob o capô podem queimá-lo se você fizer isso muito rapidamente. Em vez disso, espere até que o motor esteja frio.

5. Peça ajuda. Se você estiver por perto, entre em contato com um familiar ou amigo para informá-lo sobre sua localização e situação ou até mesmo chame um mecânico, se possível.

6. Verifique se há problemas depois que o motor estiver frio. Há uma variedade de razões pelas quais um motor pode superaquecer. Talvez esteja sem líquido de arrefecimento e o reservatório de água do radiador tenha níveis baixos de água. Talvez você esteja vazando o líquido refrigerante, o que está fazendo com que seus níveis caiam rapidamente. Se os níveis de fluido parecerem bons, você pode ter um termostato com defeito ou travado.

7. Faça o check-out do seu veículo, sempre saiba se o seu radiador está em perfeitas condições. Às vezes, apenas um pouco de ar gelado ajudará você a chegar ao mecânico mais próximo. No entanto, se você tentar dirigir novamente depois de deixar o motor esfriar, certifique-se de parar novamente quando necessário. Se você estiver longe de um mecânico ou se houver algum outro problema, você precisará chamar uma empresa de reboque.

Quer saber mais sobre as melhores peças, acessórios, equipamentos e tudo o que você precisa saber sobre caminhões? Acesse agora o site do Universo do Caminhão, a mais completa loja do país que garante a segurança das suas compras, preza pela qualidade de seus produtos, e o melhor, tudo com os melhores preços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.