Dica 1: Pensamento estratégico

Você precisa entender quem é o cliente em potencial, por que ele está pesquisando online por uma loja de peças pesadas e como eles vão procurar por lojas de peças pesadas.

Vou presumir que a maioria das oficinas e frotas locais já sabem quem você é e são regularmente visitadas por seus gerentes de contas de vendas. Você provavelmente também imprime folhetos e os distribui no balcão e com os motoristas de entrega e vendedores. Talvez você também envie esses panfletos por e-mail para seus clientes.

É improvável que esses clientes existentes estejam procurando por você on-line, a menos que estejam verificando quando é o horário de funcionamento da sua loja ou não se lembrem de seu endereço ou número de telefone exato.

Seus esforços de marketing devem ser planejados para manter o negócio que você já possui, fornecendo informações úteis, mas também devem ser planejados para alcançar novos clientes.

Quem está procurando uma loja de peças pesadas?

Normalmente, três cenários vêm à mente:

Cenário 1: Um caminhoneiro está passando por sua cidade e precisa comprar algo. Eles não estão familiarizados com a área e usam o Google (ou outro mecanismo de pesquisa) para procurar uma loja de peças pesadas.

Cenário 2: um mecânico móvel foi enviado para consertar um caminhão ou trailer quebrado e eles estão procurando a loja mais próxima do local de reparo.

Cenário 3: uma nova oficina está sendo montada por alguém que não é da área imediata e eles estão pesquisando fornecedores de peças pesadas disponíveis.

Como você atrai esses clientes em potencial nesses cenários específicos?

Dica 2: Consistência

Você está em constante competição para estar no topo dos resultados de pesquisa orgânica. Por isso, você vai querer começar a pensar sobre a otimização de mecanismos de pesquisa, ou SEO, para abreviar, em seu site.

Para fazer isso, você precisa se colocar na mente de seus clientes. Ao digitar na barra de pesquisa, quais palavras-chave eles usarão? Comece fazendo uma lista de palavras-chave comuns para segmentar. Eu pessoalmente uso duas ferramentas para me ajudar com isso; Ubersuggest e Internet Marketing Ninjas. Essas ferramentas permitem que você analise os URLs do site do seu concorrente e veja quais palavras-chave eles estão alvejando.

Outra maneira de encontrar palavras-chave para segmentar é inserir uma pesquisa comum no Google, isso irá sugerir automaticamente pesquisas relacionadas e essas podem se tornar palavras-chave adicionais que você segmenta. Essa é uma ótima maneira de encontrar palavras-chave que podem não estar no radar de seus concorrentes.

Dica 3 – Determinação

O marketing do seu negócio é uma maratona.

Você seguirá todas essas etapas por um período e fará tudo certo e talvez veja pouca ou nenhuma melhoria na geração de leads ou um aumento nas vendas. É exatamente neste ponto que sua competição vai desistir e você terá uma oportunidade.

Existe algo chamado “curva do taco de hóquei” que, no contexto do marketing digital, se refere a um longo período sem resultados seguido por um período exponencial de crescimento acentuado.

Dica 4 – Branding

A consistência desempenha um papel importante na maneira como você anuncia seu negócio em mídias offline e online.

Sua marca deve ser consistente e deve comunicar imediatamente a seus clientes em potencial sobre o que você é.

Isso significa que você deve selecionar cuidadosamente seu logotipo, suas cores e o estilo de comunicação que usa. Como um colega de trabalho meu diz: “Mantenha a simplicidade porque simples já é difícil o suficiente”.

Eu gostaria de pensar que minha marca é consistente. Usamos as mesmas cores azul, verde, branco e preto em tudo que produzimos. Nosso foco é atender à indústria de peças pesadas e encorajar as frotas e os operadores de caminhões a se concentrarem no custo por milha acima do preço de compra, comprando peças de alta qualidade.

Qual é a sua marca e que mensagem você transmite?

Seguindo essas dicas e respondendo essas perguntas, sem dúvidas será bem-sucedido na venda de suas peças, e é claro, nunca deixe de contar com a Universo para te auxiliar em todos os passos, somos especialistas nisso.