O sistema de suspensão do nosso veículo (ou seja, amortecedores) é algo que geralmente consideramos natural. No entanto, após suportar várias toneladas de metal ano após ano, eventualmente os amortecedores se desgastarão e o reparo da suspensão será necessário. Algumas pessoas acreditam erroneamente que a suspensão é principalmente para ter um passeio suave e, portanto, esses reparos não são tão importantes quanto outras questões de manutenção, como trocas de óleo ou freios. No entanto, ter uma suspensão ruim pode afetar muito sua capacidade de controlar o veículo, especialmente ao parar ou fazer curvas, portanto, é do seu interesse não ignorar esta parte da manutenção automática.

Como saber quando é hora de consertar a suspensão? Seu veículo normalmente o informará. Aqui estão seis coisas a serem observadas.

1. O carro pula (rs)

A maioria das pessoas percebe que seus amortecedores ou amortecedores estão se desgastando quando começam a sentir cada solavanco na estrada ou quando cada solavanco faz com que o corpo do veículo “salte”. Uma viagem difícil é um sinal óbvio de que a suspensão do seu veículo precisa de reparos.

2. Puxar durante as curvas

Com um sistema de suspensão defeituoso, você frequentemente sentirá o veículo “pende” ou “puxa” quando estiver fazendo uma curva. Isso basicamente significa que os amortecedores não estão mais mantendo a carroceria do veículo estável contra a força centrífuga de uma curva, aumentando o risco de capotamento. Se você sentir essa sensação ao virar, é hora de levar o carro a uma oficina mecânica de confiança.

3. Mergulhos ou “mergulhos de nariz” ao parar

Quando os amortecedores estiverem gastos, é provável que você sinta a carroceria do veículo balançando para a frente e para baixo com o nariz primeiro quando você pisa no freio com firmeza. Na verdade, isso pode afetar sua capacidade de parar o carro rapidamente (uma suspensão ruim pode aumentar o tempo de parada em até 20%).

4. Rasto de pneu irregular

Dê uma olhada em seus pneus. Se você notar que a banda de rodagem está se desgastando de maneira desigual nos pneus, ou se notar pontos de calvície, isso geralmente é um sintoma de que a suspensão não está segurando o carro de maneira uniforme e, portanto, colocando quantidades desiguais de pressão nos pneus.

5. Amortecedores “oleosos” danificados

Se você puder olhar embaixo do veículo, dê uma olhada diretamente nos amortecedores ou escoras. Se eles parecerem gordurosos ou oleosos, há uma boa chance de que estejam vazando fluido e, portanto, não estejam funcionando corretamente. Provavelmente é hora de substituir esses amortecedores.

6. Experimente o “teste de salto”

Se você suspeita que sua suspensão está indo mal (talvez devido a um ou mais dos sintomas mencionados acima), tente este teste simples. Com o carro em “estacionamento”, pressione a frente do veículo com todo o seu peso, “balance” algumas vezes e depois solte. Faça novamente na parte traseira do veículo. Se o carro continuar a balançar ou balançar mais de 2 a 3 vezes depois de soltá-lo, a suspensão está se desgastando.

https://petina.com.br/imagens-universo-do-caminhao/10562PR.jpg

Para você que trabalha com caminhões e geralmente viaja para grandes distancias, trabalhar com um bom amortecedor é essencial para a sua segurança e conforto.

A Universo do Caminhão conta com uma grande variedade de amortecedores, ideal para cada modelo de veículo, entre em contato com um de nossos representantes e teremos prazer em te ajudar.