Autônomo ou empregado de frota, quais as vantagens e desvantagens de cada um

Ser autônomo ou empregado é um questionamento presente em diferentes profissões, e na de carga e logística não é diferente. Entender os prós e contras de ser um caminhoneiro autônomo, agregado ou de frota é primordial para saber qual modalidade se encaixa melhor no seu modo de vida.

Para te ajudar a entender qual melhor a escolha para o seu modo de vida, vamos trazer as vantagens e desvantagens de ser um caminhoneiro autônomo ou de frota e os principais pontos que vão te ajudar a tomar a decisão.

Vantagens e desvantagens de ser caminhoneiro agregado

É preciso entender o que é um caminhoneiro agregado para saber as vantagens e desvantagens que envolvem esse tipo de contrato de trabalho.  Este tipo de serviço tem como característica a fidelização do caminhoneiro com uma transportadora, porém, o motorista agregado é o dono e responsável pelo próprio caminhão.

Esse tipo de trabalho não gera vinculo empregatício, mesmo que o caminhoneiro agregado preste serviço como se fosse um funcionário para a transportadora. Como esse motorista é o responsável pelas despesas com a manutenção do caminhão, seguro e documentação, normalmente recebe benefícios exclusivos.

A prestação de serviço como agregado, costuma ser mais rentável que o de frota, já que os contratos de trabalho são firmados entre o contratante e o caminhoneiro diretamente. Trazendo o lucro direto para o caminhoneiro autônomo.

Saber a frequência do trabalho também é uma vantagem neste tipo de negociação, isso porque, ao fechar o contrato com a transportadora, o caminhoneiro agregado já descobre quantos serviços terá e o quanto irá receber por aquele contrato.

Tal fator garante como vantagem ao caminhoneiro agregado uma estabilidade financeira maior que a do autônomo, bem como a facilidade de planejar tanto o fluxo de caixa, permitindo maior controle financeiro de ganhos e gastos futuros.

Outra vantagem ao caminhoneiro é que ao fechar o contrato diretamente com o contratante, ele consegue melhores negociações e normalmente tem uma entrada maior do que teria sendo funcionário contratado por uma transportadora com salário fixo.

A transportadora fica responsável pelos agendamentos e definições de serviço, e a parte operacional é toda com o caminhoneiro agregado. Outra vantagem é que, como o veículo é do próprio motorista, ele pode pegar mais serviços no tempo livre para aumentar o rendimento.

Porém, também existem as desvantagens relacionadas ao trabalho como caminhoneiro agregado. Um exemplo é o fato das transportadoras muitas vezes poderem cobrar que se cumpra o horário, bem como a necessidade de fazer as viagens contratadas pela transportadora, e não a que escolher.

Embora tenha que responder para a transportadora, não existe nenhum vinculo empregatício, o que acaba gerando descontentamento de muitos motoristas agregados.

Vantagens e desvantagens de ser caminhoneiro autônomo

Nesta modalidade, o motorista autônomo também é dono de seu próprio veículo fazendo as operações por conta própria, sem ter vínculo empregatício ou contrato pré-estabelecido com uma transportadora.

A maior vantagem é a liberdade para escolher as próprias corridas e comandar o seu próprio tempo, bem como estabelecer os horários de trabalho e que carga ira transportar. As chances de voltar com o veículo cheio com outra carga são maiores que as dos motoristas agregados, o que faz gerar uma renda extra.

Neste caso, os ganhos mais altos também são considerados vantagem para os motoristas autônomos. Porém, isso só é possível caso façam intervalos menore s entre as viagens ou tenham que transportar cargas de alto valor. Por serem seus próprios patrões, determinam a agenda e ritmo de trabalho conforme preferirem.

Como desvantagem, o caminhoneiro autônomo precisa correr atrás de novas cargas para não ficar ocioso e ter sempre boa rentabilidade. E como o agregado, também não tem nenhum direito trabalhista, e por isso, precisa ficar atento e pagar seu próprio INSS, bem como juntar dinheiro para tirar férias, diferentemente do funcionário CLT.

Como responsabilidade, o motorista autônomo precisa cuidar da manutenção do caminhão, abastecimento, gastos com pedágio, entre outras necessidades do veículo. A manutenção preventiva do caminhão é imprescindível para manter a segurança do motorista e da carga, assim como economizar nas manutenções futuras.

E é preciso colocar esses gastos na ponta do lápis para saber se vale a pena e está trazendo lucratividade. O medo e a insegurança de acabar por muito tempo ocioso pode ser um grande problema para o motorista autônomo, o que demandará economia e planejamento para ajustar o fluxo de caixa e rentabilidade da sua própria transportadora.

Vantagens e desvantagens de ser caminhoneiro de frota

Ser um colaborador com carteira de trabalho assinada, salário fixo, FGTS, férias e decimo terceiro e jornada de trabalho determinada é o sonho de consumo de muitos trabalhadores brasileiros que visam à estabilidade financeira, ainda mais em um país que enfrenta a crise econômica e recessão.

Isso porque ter um contrato trabalhista permite ao motorista contar com direitos trabalhistas e previdenciários que garantem a segurança econômica agora, e também para o futuro. Por isso, a estabilidade financeira é a característica principal para o caminhoneiro de frota.

Outra vantagem para o caminhoneiro de frota é que utiliza o veículo da empresa, ou seja, não tem que se preocupar com documentações, combustível e manutenção dos caminhões que são muito onerosas.

Contudo, ao ser um caminhoneiro de frota, a jornada de trabalho acaba sendo mais organizada e tranquila em relação aos outros motoristas que precisam além de tudo correr atrás de novos contratos e entregas.

Por não ser o proprietário do veículo, acaba não tendo responsabilidades financeiras que são caras, como o desgaste de pneus, combustível e até mesmo com a manutenção dos caminhões. As taxas e impostos também não são responsabilidades do contratado, que precisa apenas levar as cargas para os destinos.

Quando o assunto é desvantagem, ter que dar satisfação de horário dentro das corridas são alguns dos motivos que desanimam o caminhoneiro de frota. Além da impossibilidade de dobrar os rendimentos, pois ao cumprir horários específicos determinados pelas transportadoras, o caminhoneiro de frota acaba perdendo a chance de ganhar mais entregas por fora.

Empregado de frota ou autônomo é inegável a importância de manter a manutenção do caminhão em dia, sempre procure mecânicos de confiança e busque por peças de qualidade, como as do Universo do Caminhão.