Que a tecnologia chegou para simplificar o nosso dia a dia não é novidade, porém, muitos caminhoneiros ainda não sabem como utilizá-las ao seu favor, ajudando na rotina da estrada e em formas para aumentar, por exemplo, os lucros em fretes.

As ferramentas digitais, como os aplicativos de celulares, estão ao alcance das mãos e facilitam e muito o dia a dia, pois permitem aos caminhoneiros preverem trânsitos caóticos, acidentes e até buracos na pista. Bem como aumentar a performance e aumentar em até 20% o lucro com fretes.

Como se tornar um motorista conectado pode aumentar o seu lucro?

Mas afinal, como as tecnologias podem interferir na lucratividade das transportadoras de cargas e logísticas? As ferramentas digitais simplificam situações cotidianas, como a comunicação entre contratante, embarcadores e até mesmo com a família.

Outro benefício é que os aplicativos ajudam com a parte financeira, desde o cálculo do frete, ajudando a oferecer o melhor preço, como também o controle de despesas, prevendo gargalos dentro da operação.

Algumas ferramentas pagas também possibilitam a gestão e manutenção dos veículos, ajudando a garantir que estejam sempre com a mecânica em dia, assim como ajudam no calculo de uso de combustível, gasto de pneus, baseados nos quilômetros rodados.

É possível aumentar o lucro do frete monitorando as rotas, buscando trajetos alternativos quando existir acidentes e engarrafamentos. Acompanhar a meteorologia também ajuda, para evitar regiões com alagamentos, por exemplo.

Os melhores aplicativos para caminhoneiros

1. Drive Awake

Evitar acidentes é uma maneira de aumentar a lucratividade no frete, afinal, além do aumento do custo com o seguro, garante ao motorista uma boa avaliação entre os contratantes. Para o motorista que dirige a noite, uma boa indicação é o Drive Awake.

A função dessa ferramenta é deixar o motorista acordado, para isso, por meio da câmera do celular, o aplicativo faz a leitura do rosto do condutor, acionando um alarme a qualquer sinal de sonolência.

2. Iveco Brasil

A ferramenta é uma ótima aliada aos motoristas ao sugerir rotas, localização de postos de gasolina, pedágios e consumo de combustível.

Desenvolvido pela Iveco, permite ao condutor fazer simulações de financiamento para a compra de novo modelos. Além de trazer novidades da montadora.

3. Waze

O aplicativo já ganhou as graças dos condutores de veículos e até dos noticiários que usam a base de dados para atualizar os telespectadores e ouvintes. Os mapas informam congestionamentos, acidentes e alagamentos em tempo real.

Porém, traz outra funcionalidade não muito conhecida. Permite aos condutores encontrar postos de gasolina – com preços atualizados, restaurantes e oficinas.

4. SocialFuel

A ferramenta foi feita sob medida para quem busca aumentar o lucro do frete com boas economias. O aplicativo traz sugestões de postos de gasolina com preço mais acessível, além de guardar o histórico de abastecimento do veículo e dados como troca de óleo.

Essas funcionalidades permitem descobrir o custo-benefício de cada entrega, bem como garante que a manutenção com o óleo esteja sempre em dia.

5. Guia de Oficinas

Quem trabalha com transporte sabe o prejuízo que é qualquer problema que o veículo apresenta. Por isso, ter uma ferramenta que ajude durante os imprevistos é imprescindível para garantir o lucro com o frete de caminhão.

Isso porque o Guia de Oficinas permite o acesso à localização de oficinas e lojas de peças automotivas próximas ao local que o motorista se encontra. O que ajuda a pesquisar com maior agilidade o custo com as peças.

6. uCar

Com interface simples e intuitiva, o uCar permite ao motorista monitorar todos os gastos com o veículo. O controle ajuda a aumentar a lucratividade, já que possibilita identificar média de consumo com combustível e custo de revisões e manutenções.

O melhor é que o aplicativo permite ao gestor visualizar melhor os gastos, já que exporta o arquivo para Excel, ajudando no controle dos gastos do veículo.

7. SmallSpend

Outro aplicativo que ajuda os motoristas com o controle dos gastos, a fim de aumentar o lucro do frete é o SmalSpend. Ele coloca na ponta do lápis – ou do celular – todos aqueles gastos extras, como almoço, café e lanchinho feitos na estrada.

O motorista pode verificar o quanto tem gastado através de tabelas e gráficos comparativos que são de fácil visualização. Além disso, o aplicativo também apresenta possíveis economias para o condutor.

8. Carrorama

Mais uma opção para controlar os custos que envolvem o veículo é o Carrorama. Com ele o motorista consegue calcular os gastos com seguros, financiamento, impostos, combustível, lavagem, pedágio e manutenção.

O aplicativo traz como diferencial o acesso a um relatório completo com relatórios e gráficos percentuais, ajudando no planejamento de gastos e aumentando a lucratividade com os fretes.

9. Calculadora de frete da ANTT

Disponibilizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, o aplicativo, possibilita o calculo de valores de frete. Lembrando que a nova versão da ferramenta digital já foi atualizada com as determinações da Resolução ANTT nº 5.842, publicada em 23/04/2019.

10. Cartão do caminhoneiro

O aplicativo idealizado pela Petrobras permite que o caminhoneiro compre de forma antecipada o diesel dentro do período de um mês. Assim o motorista pode abastecer em um dos postos credenciados com o preço adquirido, e não o da bomba.

O melhor é que o aplicativo permite sacar a diferença no período de 30 dias, caso o preço do diesel baixa.

10. Drivvo

A ferramenta digital Drivvo é responsável permite ao motorista registrar as despesas com o veículo, como combustível e manutenção. O que ajuda a controlar os gastos interferindo positivamente na lucratividade do frete.

O grande diferencial do aplicativo está na possibilidade de gerar relatórios que permitem ao condutor o desempenho do veículo. Fator que ajuda a identificar a lucratividade, bem como os prevê problemas e gastos com manutenção com antecedência.

11. Gasspass

O aplicativo funciona como uma plataforma colaborativa que permite aos motoristas consultar os preços das bombas em postos próximos. A ideia é que os condutores ajudem uns aos outros disponibilizando o preço do combustível em diferentes postos de gasolina. Vale lembrar que o GPS do aplicativo permite encontrar a localização dos estabelecimentos com facilidade.