Nem sempre os condutores de veículos se atentam a necessidade da manutenção preventiva – e isso acontece tanto nos carros de passeio quanto nos caminhões de carga. Porém, quando falamos em veículos de carga, a falta de uma manutenção periódica pode resultar em um risco para sua operação e para os demais condutores que trafegam nas estradas brasileiras.

A manutenção preventiva do caminhão tem suma importância para a segurança e qualidade da sua operação, isso porque garante o funcionamento do veículo sem a perda de rendimento.

É importante explicar que existem dois tipos de manutenção do seu caminhão, a corretiva, que é a mais comum, feita quando precisa substituir um componente do veículo quando apresentar problemas, e a preventiva, que exige uma rigorosa rotina e controle, pois consiste na verificação periódica do veículo a fim de prever com antecedência problemas na mecânica.

Como fazer a manutenção preventiva do veículo?

Quem trabalha a bastante tempo dentro do setor de carga e logística já percebeu que o caminhão dá alguns sinais antes de quebrar. Por isso, a manutenção preventiva é tão importante, pois identifica esses problemas que às vezes são impercebíveis para quem não trabalha com a manutenção do veículo.

Porém, a Universo do Caminhão separou algumas dicas de como fazer a manutenção preventiva do seu veículo:

  • Troque sempre o óleo do motor: O óleo é imprescindível para o bom funcionamento do caminhão, já que é ele que faz a lubrificação do veículo. Por isso, deve o seu nível deve ser verificado com frequência.
  • Atente-se aos barulhos: Esse é um dos principais indicadores de que tem algo errado, principalmente quando é proveniente do sistema de transmissão (marcha), que também precisa de constante lubrificação. Qualquer ruído do veículo deve ser investigado imediatamente, evitando que piore e a manutenção acabe sendo ainda mais cara.
  • Freios: O mau funcionamento dos freios pode ocasionar graves acidentes. Para assegurar que esteja em excelente condição, é preciso verificar se a pressão no manômetro corresponde à pressão indicada, e se existem vazamentos ou ressecamento de mangueiras, bem como analisar o estado do compressor.
  • Pneus: Existem alguns cuidados quanto aos pneus. Primeiro, precisam estar sempre bem calibrados para garantir a segurança da operação. Em segundo lugar, não podem estar desgastados. Por isso, é necessário fazer os rodízios dos pneus para prolongar a vida útil.
  • Tanque de combustível: A umidade do ar pode fazer com que o tanque de gasolina acumule água. Para evitar isso, mantenha o tanque cheio, sem entrar na reserva.

Existem outros componentes que demandam atenção constante, e por isso, é necessário contar com uma mão de obra de confiança para fazer a verificação dos componentes do veículo, a fim de prolongar a vida útil do veículo e sem o perigo de ser passado para trás por um mecânico que você não conhece.

Para quem está procurando peças de manutenção e reposição para os veículos da frota, a Universo dos Caminhões é o lugar certo. Entre em contato com um de nossos vendedores e confira as condições.