Lançado em 1976 e com produção até 1981, o Scania L111 chegava para revolucionar o mercado de caminhões no Brasil. O caminhão que conquistou o mercado em três versões: L, LS e Lt, logo ganharam um apelido pelas estradas brasileiras: Jacaré.

O motor dianteiro do veículo de origem sueca era a característica principal que garantiu o apelido ao veículo de carga. Bem como a cor laranja, que prevalecia desde o caminhão L76 da marca. O veículo recebeu motor DS11, um seis cilindros de 11 litros com turbo que entregava 296 cv a 2.200 rpm e 111 mkgf de torque a 1.400 rpm, com transmissão de 10 marchas e duas gamas.

Para manter um veículo antigo como esse, é preciso fazer uma revisão completa do motor e demais componentes, avaliando com atenção todas as peças do motor para garantir a segurança do condutor e dos outros veículos na estrada.

Utilizar peças originais Scania é uma das maneiras mais assertivas de garantir a durabilidade do seu Scania Jacaré. Na Universo dos Caminhões, você encontra a peça certa para resolver qualquer problema do seu caminhão.

No portfólio de peças da Universo dos Caminhões, você encontra desde peças mais simples, como borracha de porta e dobradiças do Scania Jacaré, até outros itens mais difíceis de encontrar, como os faróis e o contagiro para o L111. A loja também oferece coxim de motor (dianteiro e traseiro), limpador de parabrisas, máquina de vidro manual e até o relógio de temperatura do veículo.

Vale lembrar que tão importante quanto à boa procedência das peças de reposição para o seu veículo, é a mão de obra para fazer a manutenção completa. É preciso que o mecânico responsável pela manutenção seja de inteira confiança para que mantenha o seu Scania Jacaré apto para rodar pelas estradas brasileiras sem nenhum perigo.

Manutenção preventiva do Scania Jacaré

Como se trata de um veículo mais velho, a manutenção preventiva do caminhão deve ser feita com maior periodicidade do que um modelo mais novo. Afinal, a uma altura dessas, itens da Scania Jacaré já estão extremamente desgastados, exemplo disso são as borrachas das portas que resseca com o tempo.

Vale lembrar que mesmo sendo um caminhão bem antigo, é considerado um veículo de fácil manutenção pelos mecânicos e caminhoneiros até hoje. E, foi essa característica que faz o veículo ainda fazer sucesso nas estradas brasileiras e ainda despertar interesse de condutores de todo o país.

O motivo para a baixa necessidade de manutenção está no funcionamento mecânico do motor, que é bem simples e fácil de mexer. Não é para menos que a Scania ainda trabalhe com mais de 500 peças de manutenção e reposição do veículo mais de 44 anos depois.

Precisando de alguma peça para a manutenção do seu Scania Jacaré? A Universo dos Caminhões é o endereço certo para encontrar os itens de manutenção para o veículo. Acesse o site e veja tudo o que você precisa para o seu caminhão.