A diferença básica entre um motor a diesel e um motor a gasolina é que, em um motor a diesel, o combustível é pulverizado nas câmaras de combustão através dos bicos injetores de combustível apenas quando o ar em cada câmara foi colocado sob pressão tão grande que está quente o suficiente para inflamar o combustível espontaneamente.

A seguir está uma visão passo a passo do que acontece quando você dá partida no veículo movido a diesel.

  1. Você gira a chave na ignição.

Em seguida, você espera até que o motor acumule calor suficiente nos cilindros para que alguém dê a partida. (A maioria dos veículos tem uma pequena luz que diz “Espere”, mas uma voz de computador abafada pode fazer o mesmo trabalho em alguns veículos.) Girar a chave inicia um processo em que o combustível é injetado nos cilindros sob pressão tão alta que aquece o ar nos cilindros por si só. O tempo que leva para aquecer as coisas foi significativamente reduzido – provavelmente não mais do que 1,5 segundo em clima moderado.

O óleo diesel é menos volátil do que a gasolina e é mais fácil de começar se a câmara de combustão for pré-aquecida, originalmente foram instaladas pequenas velas de incandescência que funcionaram fora da bateria para pré-aquecer o ar nos cilindros quando você ligava o motor. 

Melhores técnicas de gerenciamento de combustível e pressões de injeção mais altas agora criam calor suficiente para eliminar o combustível sem velas de incandescência, mas as velas ainda estão lá para controle de emissões: O calor extra que elas fornecem ajuda a queimar o combustível com mais eficiência. Alguns veículos ainda possuem essas câmaras, outros não, mas os resultados ainda são os mesmos.

  1. A luz “Iniciar” acende.

Ao vê-lo, você pisa no acelerador e gira a chave de ignição para “Iniciar”.

28,782 Car Engine Light Stock Photos, Pictures & Royalty-Free Images -  iStock
  1. As bombas de combustível fornecem o combustível do tanque para o motor.

No caminho, o combustível passa por alguns filtros de combustível que o limpam antes de chegar aos bicos injetores de combustível. A manutenção adequada do filtro é especialmente importante em motores diesel porque a contaminação do combustível pode trancar os minúsculos orifícios nos bicos injetores.

  1. A bomba de injeção de combustível pressuriza o combustível em um tubo de distribuição.

Esse tubo de distribuição é chamado de trilho e o mantém sob alta pressão constante enquanto fornece o combustível para cada cilindro no momento adequado. 

Os injetores de combustível alimentam o combustível como um spray fino nas câmaras de combustão dos cilindros através de bocais controlados pela unidade de controle do motor do motor, que determina a pressão, quando a pulverização de combustível ocorre, quanto tempo dura e outras funções.

Outros sistemas de combustível diesel usam sistemas hidráulicos, pastilhas cristalinas e outros métodos para controlar a injeção de combustível, e mais estão sendo desenvolvidos para produzir motores a diesel que são ainda mais potentes e responsivos.

  1. O combustível, o ar e o “fogo” se encontram nos cilindros.

Enquanto as etapas anteriores levam o combustível para onde precisa ir, outro processo é executado simultaneamente para levar o ar para onde precisa

Nos motores diesel convencionais, o ar entra por um filtro de ar bastante semelhante aos dos veículos movidos a gás. No entanto, os turbocompressores modernos podem fornecer maiores volumes de ar para os cilindros e podem fornecer maior potência e economia de combustível em condições ideais. Um turboalimentador pode aumentar a potência de um veículo a diesel em 50 por cento, enquanto reduz o consumo de combustível em 20 a 25 por cento.

  1. Combustão

A combustão se espalha da menor quantidade de combustível que é colocada sob pressão na câmara de pré-combustão para o combustível e o ar na própria câmara de combustão.

Quer saber mais sobre peças, acessórios e tudo sobre caminhões? Acesse agora o site do Universo do Caminhão, a mais completa loja do país com os melhores preços!