Desastres com veículos de carga em rodovias brasileiras é muito mais comum do que se imagina. As estradas, em sua grande maioria, em péssimas condições de rodagem, ajudam e muito nestas estatísticas assustadoras.

Mas como o profissional não pode deixar de ganhar o pão de cada dia, se vê obrigado a encarar todas estas dificuldades.

E para conseguir cumprir seu destino com mais segurança diante desta realidade, existentes alguns fatores que jamais devem ser negligenciados pelo caminhoneiro.

Além das péssimas condições das estradas, algumas particularidades do caminhão podem vir a ocasionar incêndios, e por, não a vida do motorista em risco, como a de terceiros também.

Um pequeno foco de incêndio, se não for tratado com os cuidados corretos, pode ocasionar explosões e se alastrar atingindo o carro de terceiros.

Quem está nas estradas diariamente a muitos anos, sabe que isso é muito comum. Perca de vidas por negligência de itens e procedimentos básicos de segurança.

Um caminhão contém diversos componentes e círculos que podem gerar e potencializar princípios de incêndio, como:

            – Circuitos elétricos

            – Bateria

            – Tanque de combustível

            – Materiais inflamáveis, que aumentam o alastramento

Por isso se faz necessário a realização de inspeções em toda parte do veículo.

            Principais pontos

Curtos circuitos em sistemas elétricos, principalmente em caminhões mais antigos, é uma das principais causas de focos de incêndio.

O contato de fios de polo positivo e negativo com problemas de isolação gera faíscas, e estas quando estão em condições ambientais propicias, gera chamas e assim por diante.

Todo condutor elétrico deve estar encapado com um material isolante, geralmente feito de plástico. Acontece que, depois de um tempo, este material vai perdendo suas principais características protetivas, por conta das variações climáticas que sofrem.

 Por isso, é sempre importante verificar todo sistema elétrico do veículo, afim de encontrar essas avarias e elimina-las.

Quando o incêndio é ocasionado por outros fatores, desligar o motor e desconectar a os cabos de alimentação da bateria, são medidas que ajudam a prevenir que as chamas piorem.

Um outro componente que pode ser responsável por um princípio de incêndio, são as baterias em más condições e de baixa qualidade.

Use sempre baterias de boa qualidade e de marcas reconhecidas, com selos de órgãos que garantem um processo de fabricação eficiente, que ajudam a inibir qualquer tipo de acidente.

Sempre faça uma inspeção visual em seus conectores e se assegure de que não há nenhum tipo de oxidação ou coisa semelhante que pode gerar faíscas.

E por último e não menos importante, fico atento a qualidade de combustível que você usa para abastecer seu veículo. Como as baterias, os combustíveis também são fabricados para oferecer o menor risco possível.

Gasolina, álcool e diesel adulterados podem ser a causa de princípios de incêndio.

Não deixe de conferir se seu tanque está bem selado, sem nenhum vazamento.

Tenha sempre em mãos extintores de incêndio, e caso este não de conta de controlar as chamas, apenas afaste-se do veículo, sinalize a área e entre com contato com as autoridades competentes.

Até logo.