Inspecione seu caminhão de carga antes de sair para viajar. Já estamos carecas de saber dos cuidados que devemos tomar para evitar problemas e colocar não colocar nossa vida em risco.

Todas as leis de segurança nas estradas, foram desenvolvidas para diminuir o risco de acidentes. Segui-las corretamente não é desvantagem alguma, só precisa dedicar um tempo para cumprir todas as suas etapas.

Nós, como caminhoneiros, já conheçamos as péssimas condições de rodagem que a maioria das estradas brasileiras nos proporcionam; só esse fato já é o suficiente para acatarmos os procedimentos de segurança e fazer a nossa parte em relação a essa realidade.

É claro que, os órgãos competentes devem tomar as providencias necessárias para melhorar as características estruturais das malhas rodoviárias do nosso país; não podemos deixar de reclamar e alertar sobre todos os perigos que passamos diariamente.

São milhares de quilômetros sem os devidos cuidados, e quando não fazemos a nossa parte, o que já está ruim, pode piorar muito.

O maior site de peças de caminhão, acesse: https://www.universodocaminhao.com.br/

Cuidados que todo caminhoneiro deve ter antes de sair para a viagem.

As rodovias são projetadas de acordo com o fluxo de veículos que passará por ela. Existe, por exemplo, diversos tipos de mantas asfálticas, que variam suas características de acordo com a intensidade de rodagem que irão receber.

Com suas manutenções em dia e o uso correto, respeitando seus limites, ela poderá durar por décadas.

O principal cuidado que devemos ter para preserva-la, ou não piorar ainda mais, é a atenção com o peso da sua carga.

Caminhões que excedem o peso limite de suas cargas, além de danificar as estradas, colocar a vida do motorista e de outras pessoas em risco, aumentar os gastos com manutenção, podem tomar multas com valores muito desagradáveis ao seu bolso.

Todo o sistema do caminhão estará em risco, trabalhando muito além de sua capacidade. Você terá os seguintes problemas:

            – Aumento no consumo de combustível

            – Desgaste prematuro de pneus, freios e conjuntos mecânicos

            – Problemas com sistema de amortecimento

            – Perca de estabilidade

            – Aumento no consumo de óleo

Entre vários outros fatores que vão aparecendo como um efeito dominó. E você que é motorista mais experiente, já consegue calcular de cabeça o quanto isso pode lhe custar no final do mês.

Desgaste natural por conta do uso

É claro que, mesmo com todos os cuidados tomados, o caminhão ainda sofre desgastes naturais, o que fazemos com as medidas preventivas é amenizar seus efeitos, porem não estamos livres da ação do tempo.

Por isso, mesmo respeitando os limites de carga do seu veículo, inspecione regularmente os itens que vamos citar a seguir, e sempre que possível entregue na mão de um bom mecânico para ele te passar uma visão mais aprofundada:

  1. Olhe todo o sistema de frenagem, observando espessura de pastilhas e o nível do fluído de freio.
  2. Calibre todos os pneus corretamente.
  3. Cheque o óleo do motor e os líquidos de arrefecimento.
  4. Confira se todos as luzes do caminhão estão funcionando corretamente.
  5. Atente-se ao bom funcionamento dos limpadores de para-brisa.

E caso precise de alguma peça de reposição, conte com o Universo do Caminhão para te auxiliar. Nossa equipe estará sempre à disposição.

Acesse nosso site: https://www.universodocaminhao.com.br/