Vamos começar explicando as diferenças entre as partes.

OEM, é a sigla de Original Equipment Manufacturer , ou “Fabricante Original do Equipamento” é uma peça feita pelo fabricante ou feita para eles de acordo com suas especificações, mas por uma empresa externa. Uma peça genuína é aquela fornecida pelo fabricante do veículo em sua embalagem. Peças de reposição são peças produzidas por qualquer outra empresa. Frequentemente, eles são submetidos a engenharia reversa para ficarem muito próximos da especificação original. Muitas opções estão disponíveis, que podem variar muito em preço e qualidade

Diversas peças de veículos podem ser adquiridas diretamente do OEM. O produto será fornecido em uma embalagem lisa e possui exatamente as mesmas especificações da peça original. Frequentemente, essas peças têm um preço melhor do que uma peça original.

As peças originais estão disponíveis diretamente do fabricante e, em alguns casos, como importação paralela.

 Fornecedores especializados de pós-venda são capazes de produzir peças mais duráveis ​​do que OEM, outros apenas produzem peças projetadas para substituição direta.

Quando modificações no veículo são feitas, muitas vezes, as melhores peças a serem usadas são as peças dos especialistas atualizados. Uma empresa como essa fará a engenharia reversa da peça e resolverá qualquer fraqueza que possa estar presente. Os fabricantes irão projetar levando em consideração custo, ruído, durabilidade e desempenho. O design pós-venda pode ser direcionado diretamente ao desempenho e não estar tão preocupado com ruído ou vibração. Um bom exemplo disso seria uma embreagem de reposição. Ele será capaz de lidar com mais energia do que um OEM. Como efeito colateral, ele pode vibrar ou ser mais barulhento que o OEM. Muitas outras peças como bobinas de ignição, braços de suspensão, bobinas, pastilhas de freio e rotores se encaixam nessa categoria.

Os itens que são realmente baratos teriam sido projetados para o preço sem outros aspectos como durabilidade considerados.

No mercado de reposição, você tem muitas opções para escolher. Se você não estiver familiarizado com os produtos, poderá obter uma peça de baixa qualidade apenas com uma propaganda inteligente, em vez de um produto bem projetado e digno do dinheiro gasto.

Prós e contras de peças OEM

Ao decidir se usará peças OEM ou de reposição, considere os prós e os contras de cada um:

Garantia de qualidade: Quando você escolhe uma peça OEM, ela deve se ajustar e funcionar exatamente como a peça que está substituindo. É a mesma peça que foi instalada originalmente durante o processo de fabricação, o que pode lhe proporcionar tranquilidade quanto ao seu desempenho e qualidade.

Preço: o preço das peças OEM é quase sempre mais alto do que o preço das peças de reposição comparáveis. O The Balance, uma importante revista de peças de caminhões, relata que, para carroceria, o custo das peças OEM é geralmente cerca de 60% mais alto do que as peças de reposição. No entanto, as concessionárias estão tentando competir mais com as oficinas independentes, de modo que os proprietários de automóveis podem notar uma mudança nas discrepâncias de preços.

Onde comprar: Embora você possa comprar peças OEM online, a maioria dos drivers simplesmente vai direto para o revendedor para obter essas peças. Se você optar por ter seu veículo reparado por um mecânico local, a oficina pode ter acesso às peças OEM, mas terá que encomendá-las na maioria dos casos, prolongando o processo de reparo.

E para isso, a forma mais otimizada de encontrar peças de qualidade, é se manter íntimo e fiel a provedor de peças, onde recomendamos a Universo do Caminhão e seus afiliados, onde a décadas trabalham para fidelizar clientes por meio de peças de qualidade e bons preços.