Você tem ideia de como a qualidade e condição dos pneus podem interferir no seu serviço prestado e segurança do motorista da carga? Componente imprescindível para o funcionamento do veículo, também está ligado aos custos da logística e impacta em toda operação.

Por isso, fazer a gestão de pneus de transportes é tão importante para a sua empresa de transportes. Afinal, o dinheiro gasto com a reposição, abastecimento e manutenção do componente reflete diretamente na margem de lucro.

Para o condutor que não sabe, a gestão de pneus se trata do acompanhamento e controle do uso dessas peças. E tem como missão monitorar seu rendimento e durabilidade, diminuindo gastos e trazendo maior segurança.

O que interfere na vida útil do pneu?

Existem alguns fatores que aceleram o desgaste dos pneus e prejudicam a operação do seu caminhão, sendo eles a idade da frota, a condição das estradas em sua rota, conservação do veículo e cuidado com os componentes, peso da carga transportada e, por fim, a forma que o condutor dirige o veículo de carga.

Para conseguir fazer o controle efetivo desses componentes, a primeira dica é a informação. Saber a data de troca dos pneus, os quilômetros rodados e desgaste das peças é uma das maneiras de garantir o controle da frota. Quanto mais informação, melhor. Assim é possível fazer um comparativo e descobrir os gastos e consumos de cada veículo

Como fazer a gestão de pneus

Substituir os pneus e fazer o rodízio no tempo certo reduzem o tempo gasto com consertos e com o veículo parado na garagem. Fazer essa manutenção periódica diminui o valor utilizado com reparos emergenciais, e por consequência, economiza os gastos com o veículo parado na oficina.

Outro fator que o mau uso do pneu pode representar para a sua operação é o gasto de combustível. Isso porque quando o caminhão trafega com pneus murchos, aumenta a força de arrasto, levando o motor a fazer mais força e, consequentemente, gastar mais combustível que o normal. Por isso, é importante fazer a calibragem correta dos pneus para garantir o menor consumo de diesel possível. A ausência da calibragem pode aumentar o consumo em 20%.

Providenciar o alinhamento do veículo garante mais estabilidade e vida útil aos pneus, e por isso, é necessário garantir que os parâmetros de alinhamento presentes no manual sejam cumpridos pelos mecânicos. Bem como manter o balanceamento do veículo em dia.

Também indicamos o rodízio dos pneus para aumentar a vida útil dos componentes e do próprio veículo. Mudar os pneus dianteiros e traseiros, a fim de fazer com que cada um desgaste igualmente dos dois lados, garantindo estabilidade ao veículo de carga.

Universo dos Caminhões como aliado

Para garantir a saúde e eficiência da sua frota, a Universo dos Caminhões oferece um portfólio completo, com produtos de alta qualidade para a manutenção do seu caminhão. Acesse o site e veja como deixar o seu veículo em perfeita ordem para rodar pelo Brasil a fora.