Não é novidade que os caminhoneiros passam dias a fio dentro dos seus veículos, e além de ferramenta de trabalho o caminhão passa a ser também uma extensão do lar. E por isso, é importante se atentar não apenas a manutenção dos componentes como também na limpeza dos veículos, ainda mais quando se refere a parte interna, afinal, a saúde deve ser prioridade.

Mantenha-se longe de produtos abrasivos e inflamáveis, prefira sempre utilizar água, sabão e até mesmo desinfetante ou álcool, desde que seja em pequenas quantidades.

Dicas para a limpeza interna do veículo de carga

A primeira dica pertinente aos caminhoneiros, ainda mais quando estamos em meio a uma pandemia mundial, é passar desinfetante em toda a cabine interna. Desde bancos, painel, rádio… tudo deve ser limpo com atenção e cuidado para garantir a saúde do motorista. O legal é que a prática prolonga a durabilidade e aparência do painel e componentes internos.

No caso de estofados de tecido, o ideal é borrifar desinfetante, para acabar também com os ácaros, vírus e bactérias. O desinfetante aerossol também pode ser um grande aliado para fazer a limpeza interna do seu caminhão. Outra dica é passar aspirador em toda a superfície, eliminando de vez as poeiras e partículas dentro do estofado. A dica é limpar semanalmente para a sujeira não acumular e ficar ainda mais difícil de tirar.

Os tapetes devem ser lavados com água e sabão. O sobe e desce do caminhão faz com que traga bastante poeira e até terra para dentro do veículo, por isso é preciso fazer uma limpeza completa nos tapetes – nada que uma mangueira e sabão não resolva.

Não esqueça os volantes! Afinal, são eles que ficam em contato direto com a mão e merecem atenção redobrada. Além da limpeza com desinfetante, água e sabão, a dica é passar álcool 70% para eliminar qualquer vírus de sua superfície.

Limpar bem os vidros não é apenas uma questão de saúde, como de segurança também. Na parte externa, água e detergente dão conta da limpeza e devem ser feitas periodicamente para não atrapalhar a visibilidade do veículo.

Já na parte interna, como acaba em contato com a oleosidade das mãos, precisa de um produto mais potente como no caso do limpa-vidros, neste caso, é preciso seguir as recomendações do fabricante do produto. E cuidado na aplicação, pois o produto pode acabar danificando a lataria ou outras partes do caminhão.

Por fim, a dica é quanto a organização da cabine. Após a limpeza completa da parte interna do veículo, é preciso organizar os itens que acompanham o caminhoneiro durante todas as viagens. Como o motorista acaba passando vários dias no veículo, acaba acumulando itens desnecessários, bem como retirando coisas do lugar e não colocando de volta, porém um ambiente organizado garante maior autonomia e produtividade dos motoristas. Vale a pena reservar uns minutinhos para colocar tudo em ordem.

Ou seja, além do conforto e bem-estar para a saúde, a limpeza do veículo pode contribuir para a produtividade do motorista. Por isso, é importante manter sempre em dia, garantindo saúde e rendimento do condutor.