Vinda da Suécia, onde nasceu em 1891, a Scania está presente em 100 países e tem suas unidades fabris instaladas na Europa e na América Latina. No Brasil, a marca global chegou em 1957, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, local do primeiro veículo fabricado, em 1958.

São 60 anos de história no Brasil, onde se consolidou cinco anos depois, quando a fábrica migrou para São Bernardo do Campo, que fica localizado na grande São Paulo, berço de outras montadoras de veículo. A planta brasileira foi a primeira fora da Suécia.

Com mais de 400 m², a Scania Latin America é até hoje a única planta fabril que fica fora da Suécia a produzir o produto completo. A Scania ampliou sua operação na América Latina em 1976, quando a unidade de Tucumán, na Argentina, foi inaugurada. O polo é especializado na produção de peças de transmissão que atende o mercado da Scania na América Latina e na Europa.

Com inovação e pioneirismo, a empresa teve sua trajetória marcada por uma engenharia de ponta, bem como pela qualidade e excelência dos produtos. Outra característica que marcou a Scania no Brasil e fez a marca se consolidar em todo país foi a força da rede de concessionárias que sempre visaram a necessidade do cliente, conquistando o consumidor não só pelos produtos de qualidade como também pela atenção nos pontos de venda.

Linha do tempo Scania

Ao longo de 62 anos de história no mercado brasileiro, a Scania marcou o setor de cargas por estar na vanguarda dos lançamentos. Sua história ficou marcada por fatores como a revolução do L 75, que mudou o conceito do que era oferecido de caminhão no país em 1958.

A introdução da direção hidráulica também marcou a revolução dos veículos de carga em 1963. A Scania também trouxe os ônibus que contavam com suspensão pneumática no eixo traseiro dos ônibus que eram bem revolucionarias para o ano de 1968.

Para os veículos de carga, foi a Scania que transformou o mercado no ano de 1972; em 1974 quando apresentou a cabina “cara-chata” com o LK 140; primeiro articulado do país (B111 RS). Nesta linha do tempo, trouxe em 1977 o intercooler, e em 1983 transformou o que o país conhecia como caminhão com a chegada da Série 3.

Nos anos de 1990 a marca apresentou o chassi 8×2,o freio auxiliar Retarder e a injeção de combustível totalmente eletrônica, grandes revoluções para o mercado de caminhões em todo o país.

Nos anos 2000, a Scania trouxe os caminhões Evolução, com motorização eletrônica de 400 cavalos e o maior torque da categoria. Bem como o primeiro caminhão da marca com motor mundial de 9 litros, fabricado em São Bernardo do Campo.

A década de 2010 ficou marcada pela adequação dos veículos para as novas regras mundiais de emissão de poluentes, um dos fatores que faz a marca ser uma das preferidas dos motoristas do país e do mundo. Bem como marcou recordes de emplacamentos, mostrando a preferencia dos condutores de veículos pesados.