Os dois principais motivos para manter seus veículos devidamente alinhados são garantir que seus pneus não sofram desgaste irregular e manter seus motoristas satisfeitos. Se os veículos estiverem curvando-se para a esquerda ou direita, a banda de rodagem dos pneus irá esfregar rapidamente e ocorrerá desgaste interno ou externo. O alinhamento adequado ajudará muito a evitar que os pneus desenvolvam um desgaste irregular e desigual, o que leva a remoções prematuras de pneus.

O custo oculto do mau alinhamento é bem alto

Porém, custa tempo e dinheiro para alinhar cada caminhão e reboque, então  se você tiver uma  a frota, quando deve considerar o alinhamento? 

Algumas frotas alinham seus veículos com base na quilometragem ou na idade do caminhão ou do reboque

Se um caminhão perfeitamente alinhado estiver conectado a um reboque fora de alinhamento, o reboque forçará o desalinhamento do caminhão, o que resulta em desgaste irregular do pneu e os motoristas terão dificuldade em manter a direção reta.

O equipamento de alinhamento requer calibração regularmente para garantir resultados bons. Cada frota ou motorista precisa fazer seu dever de casa ao decidir sobre uma empresa de alinhamento. As frotas ou motoristas devem visitar as várias oficinas de alinhamento e fazer as seguintes perguntas:

  • Qual sistema ele usa?
  • Há quanto tempo o técnico trabalha com alinhamento?
  • Qual é a frequência de calibração do equipamento?

Todo o veículo deve ser alinhado?

Idealmente, sim. Muitos de nós tendemos a pensar em alinhamento em caminhões da mesma forma que pensamos em nossos automóveis pessoais. E aí, geralmente, pensamos apenas em alinhar as rodas da frente. Em um carro de passeio, isso pode ser suficiente. Mas em um veículo que tem eixos, como um caminhão, alinhar apenas a extremidade dianteira faz apenas uma pequena parte do trabalho.

E porque?

Porque, embora uma extremidade dianteira desalinhada em um caminhão possa causar problemas semelhantes a uma em um carro, os outros eixos também podem ter um efeito enorme. Na verdade, o alinhamento na ordem de qual conjunto de eixos tende a causar mais problemas.

Então, qual eixo é o mais crítico?

red and white truck on black asphalt road

A unidade em tandem. Os especialistas em alinhamento nos dizem que este é o conjunto de eixos mais importante a ser alinhado adequadamente e aquele que pode causar mais problemas se não estiver. Isso porque, mesmo se todos os outros eixos estiverem corretos, as unidades desalinhadas podem forçar o veículo a andar de forma inadequada.

Como isso afeta o desgaste?

Como os pneus da direção são constantemente girados, ligeiramente, isso pode fazer com que eles se desgastem mais rapidamente. Os pneus de tração, que estão constantemente tentando ir na direção errada, também podem se desgastar mais rapidamente. E, como é preciso mais energia para girar do que para ir em linha reta, a economia de combustível pode ser prejudicada.

Os motoristas podem reclamar que o caminhão “puxa” para um lado ou para o outro. Na verdade, “puxar” é uma pista importante para o desalinhamento do eixo motriz. Em casos extremos, o puxão pode até contribuir para reclamações de fadiga do motorista porque eles estão “lutando” contra o volante.

Ou seja, além de economizar com pneus novos pelo desgaste, você também poupará um grande esforço na hora de conduzir o veículo.

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