As pastilhas de freio são partes importantes do sistema de frenagem do seu veículo e mantê-las em condições de funcionamento é crucial para a segurança de você e dos outros motoristas ao seu redor. Em média, as pastilhas de freio devem ser substituídas a cada 60.000 a 80.000 quilômetros, mas esse número pode variar dependendo das condições de direção e estilos. A boa notícia é que você provavelmente sentirá pequenos sintomas quando as pastilhas de freio estiverem chegando ao fim de sua vida útil, facilitando o diagnóstico e os reparos. 

Aqui estão 6 sinais comuns de que é hora de substituir as pastilhas de freio.

1. Chiado ou guincho vindo dos freios

Se suas pastilhas de freio estiverem perto do fim de sua vida útil, o primeiro sintoma que você começará a notar é um barulho de guincho vindo dos freios. O chiado do freio é normalmente causado por pastilhas excessivamente gastas, você começará a sentir um ruído de trituração, momento em que também começará a danificar os rotores, tornando o custo do reparo ainda mais caro.

2. Som de moagem ao frear

Como dissemos acima, se você estiver escutando um ruído de trituração enquanto pisa no pedal do freio, as pastilhas de freio precisam ser substituídas o mais rápido possível. Algumas pastilhas de freio possuem indicadores de desgaste de metal, projetados para fazer um barulho alto e alertá-lo de que é hora de substituir as pastilhas. 

3. Vibração ao frear

A vibração ao pisar no freio é outro sinal de que o sistema de freios do seu veículo precisa de ajuda profissional. Provavelmente, seus rotores estão empenados e, ao mesmo tempo, geram um desgaste irregular da pastilha de freio.

4. Demorando para parar

person sitting in Mercedes-Benz driver seat

Outro sinal importante de que seus freios precisam ser verificados é a perda de desempenho ao acioná-los. Se você estiver enfrentando tempos de paralisação abaixo do ideal ao frear, isso pode significar que as pastilhas estão completamente gastas ou que o fluido de freio está baixo (muitas vezes devido a um vazamento). Para uma verdadeira compreensão do que está acontecendo com seus freios, você vai querer ir ao mecânico de o mais rápido possível para garantir que você não perca todas as habilidades de frenagem.

5. A luz indicadora da pastilha de freio se acende

A maioria dos veículos modernos vem com luzes de advertência de freio que aparecem no painel. Sua luz de freio nem sempre acende quando há um problema – é também a luz que aparece no seu painel quando o freio de mão é acionado. Mas se você estiver vendo uma luz de advertência de freio e seu freio de mão não estiver acionado, é hora de pedir a um especialista em freios que dê uma olhada em seu sistema para diagnosticar seus problemas.

6. Suas pastilhas de freio parecem ser finas

Uma maneira de verificar facilmente as pastilhas de freio é inspecioná-las visualmente quanto ao desgaste. Para fazer isso, olhe entre os raios de suas rodas e localize sua pastilha de freio.

Quer saber mais sobre peças, acessórios e tudo sobre caminhões? Acesse agora o site do Universo do Caminhão, a mais completa loja do país com os melhores preços!