Você conhece as principais vantagens do Marketplace para peças de caminhão? Sem dúvida alguma, na atualidade, quase todo mundo sabe as vantagens de divulgar e vender um produto no ambiente digital. Contudo, fato é que a aderência do mercado de cargas ao universo virtual foi, certo modo, atrasado por alguns conceitos antiquados.

Assim, houve alguma demora para que as empresas de peças de caminhão e donos de frotas, realmente, entrassem no comércio digital. Ainda mais, determinadas empresas, até hoje, tem certa desconfiança infundada no conceito primordial que é a venda pela internet.

Então, para acabar com as dúvidas e incertezas, escrevemos esta matéria com o guia definitivo do por que você não pode mais deixar de participar das inúmeras vantagens do Marketplace para peças de caminhão. Acompanhe!

O que é Marketplace?

Antes de tudo, é importante estabelecer a definição de marketplace, você sabe? Assim, Marketplace nada mais é que um shopping virtual. Isto é, diversos prestadores de serviço (marcas) que elencam seus produtos, como um catálogo virtual, em um site único que abrange todos estes produtos e estas marcas.

Por óbvio, os administradores (ou donos) do marketplace cobram (como um aluguel de loja física) uma taxa para que a marca possa apresentar seus produtos. E, normalmente, isto acontece em duas modalidades:

  • Mensalidade sobre os produtos, independente da quantidade e/ou,
  • Comissão em cima das vendas.

E, porque os marketplaces são negócios tão interessantes? É isto que detalhamos a seguir. Veja!

Abrangência de Mercado:

Há uma máxima atual que diz: “se você não está na internet, você não está no mundo”. Decerto que por mais exagerado que pareça, é plena verdade no que tange às vendas, posto que, através do ambiente digital, as marcas têm contato com um público global que, caso contrário, jamais conseguiria ter.

Porque é incomparável o alcance de um Marketplace em relação às lojas tradicionais. Mesmo as franquias tradicionais ou sites próprios. Então, a exposição da marca à um público altamente qualificado é gigantesca em comparação ao marketing tradicional ou digital próprio. Só em 2019, o varejo digital lucrou R$ 80 bilhões, segundo referências da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm).

Retorno Sobre Investimento:

Em segundo lugar, o valor do investimento no Marketplace é diminuto em relação à venda tradicional ou site pessoal. Principalmente, porque o Markeplace já sozinho afunila o público. Isto é, quem acessa o Marketplace, em tese, já está interessado em fazer algum tipo de compra, o que significa que já está aquecido para comprar.

Isto significa dizer que, praticamente, não há investimento em captação de público. Assim sendo, o custo para pagar a plataforma e para fazer Anúncios de conversão dentro dos próprios Marketplaces é ínfimo quando em comparação à outras formas de marketing.

Por exemplo, o custo de captar público e anunciar o Parachoque Mb 1718 1720 1723 Cara Chata De 2000 Em Diante – Com Suporte é praticamente nulo em Marketplaces. Enquanto em plataformas pessoais, é necessário colocar na equação uma lista relativamente grande de gastos.

Zero preocupação com manutenção e gerenciamento de canal próprio

Em terceiro lugar, uma das vantagens mais atraentes do Marketplace para peças de caminhão é a tranquilidade de não ter a preocupação em criar, manter e gerenciar seu próprio site ou plataforma.

Sem contar com o dispêndio financeiro e com material humano, na contratação de profissionais qualificados para estruturar um site próprio. Embora muito mais barato que no marketing tradicional, ainda tem custo bem mais elevado que em Marketplaces, como:

  • Tráfego Orgânico (que tem o investimento no material humano para produzir conteúdo de autoridade);
  • Gestão de Tráfego Pago (que envolve custos com web design, copywriting, etc);
  • Gerenciamento de contrato com fornecedores de frete e outras burocracias, como alfândegas, pedágios, entre outros.

 Por certo que a magnitude dos marketplaces favorece a diminuição dos valores contratuais com fornecedores, fretes, importações. Além de todos os trâmites, é claro. Percebe como vale muito a pena investir no varejo digital e colocar seus produtos em Marketplaces? A exposição é gigantesca e o custo é diminuto em comparação às outras formas de comércio existentes.