O tempo na estrada, às noites mal dormidas, má alimentação… Muitos são os motivos que levam a exaustão dos motoristas. Não é para menos o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) trouxe algumas orientações para os condutores em sua apostila de Direção Defensiva e de Primeiros Socorros.

A ideia é garantir a segurança dos motoristas, e até mesmo das cargas, durante longas jornadas de trabalho. Ainda mais quando levamos em conta a má conservação das estradas brasileiras. Confira algumas das orientações para dirigir de maneira mais eficiente e segura.

  • Dirija sempre em uma velocidade compatível com as condições climáticas

A imprudência dos motoristas é um dos grandes motivos que levam aos acidentes nas estradas. Por isso, é altamente recomendável que os motoristas dirijam conforme a instabilidade climática.

Ou seja, em dias de chuvas, por exemplo, não basta conduzir o veículo na velocidade da via, pois, ainda assim pode provocar acidentes, já que o chão molhado pode fazer com que os pneus deslizem.

Já em dia de neblina, o farol baixo deve ser ligado imediatamente, para melhorar a visibilidade. Atitudes simples como diminuir a velocidade, acender os faróis e parar o caminhão no acostamento quando a chuva for muito forte, são maneiras de garantir uma direção mais segura para todos na via.

  • Nunca tire as mãos no volante

Parece bobagem, mas andar com as duas mãos no volante é uma das maneiras mais simples e eficazes de evitar acidentes. A recomendação é que conduza o caminhão com as duas mãos, simulando a posição do relógio quando marca 9 horas e quinze minutos.

Dessa forma, cada mão deve estar em uma lateral do volante, garantindo estabilidade para o veículo pesado e visibilidade total do painel quando necessário.

  • Tome cuidado com o limite de carga

Atentar-se ao excesso de carga nos caminhões é importante por dois motivos. Primordialmente, é necessário respeitar o limite de peso do veículo, pois isso prolonga a vida útil dos componentes e evita manutenções desnecessárias e que geram gastos onerosos.

Outro motivo, tão importante quanto, é que o excesso de peso coloca em cheque o desempenho dos freios, e por consequência, a estabilidade dos caminhões o que pode aumentar as chances de ocorrerem acidentes.

Por isso, a atenção com o peso carregado é de responsabilidade tanto da transportadora de carga, que deve fiscalizar sempre, quanto do motorista, que está à frente da operação.

  • Não trabalhe noites sem dormir

A Lei do motorista (Lei nº 13.103/2015) determina que as transportadoras façam o controle de horas trabalhadas dos motoristas, bem como estabelece que todo motorista o direito a 8 horas ininterruptas de descanso por dia. E estabelece que a hora extra não ultrapasse 2 horas por dia.

Além, da garantia de não tomar multas, caso as regras não sejam cumpridas, ao respeitar a lei, garante maior segurança ao condutor e ao motorista, que estará descansado para dirigir atentamente as estradas brasileiras.

Porém, motoristas autônomos acabam fugindo das regras, já que não existe nenhum gestor para controlar o tempo na estrada. É importante que aja conscientização de todos para evitar grades acidentes nas estradas, principalmente porque as estradas brasileiras pedem atenção devido ao estado das vias.

  • Mantenha distância de outros veículos

Embora seja uma das primeiras regras aprendidas durante a autoescola, nem sempre os motoristas cumprem a regra de manter o distanciamento do veículo a frente. A distância mínima é de 14 metros, do carro da frente, porém, quanto maior a velocidade e peso do veículo, a distância entre eles devem aumentar, pois é preciso ter distancia tanto para reação quanto para frenagem.

  • Use tecnologias ao seu favor

Não é novidade que o bom uso da tecnologia facilita o dia a dia das pessoas. Com os condutores de veículos pesados, isso não é diferente e também pode contribuir para uma direção mais segura e eficiente.

O GPS, por exemplo, é o melhor copiloto para o motorista, além de apontar os melhores trajetos, os mais atuais além do transito também informam acidentes na pista, trajetos com menor número de pedágios, desvios de rota e locais de parada.

Existem softwares atuais que também auxiliam o motorista – e empresa de transporte – na hora de fazer a manutenção preventiva dos veículos, aferição de pneu e lembra até mesmo a quando deve ser feita a renovação do seguro e documentação.

Para os gestores, ferramentas como ERP (Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais) fazem o monitoramento dos veículos em tempo real, informam o desempenho dos veículos, ajudando os gestores a analisar os condutores e a forma de direção.

  • Como dirigir de maneira a economizar combustível e pneu?

Falando ainda sobre a maneira de direção, a forma que o condutor dirige influencia no desempenho do veículo, tal como gasto de combustível e pneu. A direção econômica garante menores gastos com combustíveis garantidos por meio de boas práticas ao volante.

São consideradas essas boas maneiras: Evitar acelerar demais os veículos de carga, afinal, quanto maior a aceleração, maior o giro, injetando maior volume de combustível na câmara de combustão do motor. A dica é manter o conta-giros na faixa verde do painel.

A mudança das marchas nas rotações certas também pode influenciar no gasto do caminhão, pois quando a marcha é alterada na hora errada acaba forçando muito o motor.

A direção também pode influenciar na vida útil dos pneus, o que também representa um alto gasto para o condutor. A falta de calibragem pode resultar em um podem fazer com que o consumo de combustível aumente em até cerca de 30% – só isso já é um bom motivo para manter os pneus sempre calibrados, não é mesmo?

Além disso, fazer os rodízios dos pneus de maneira assertiva pode prolongar a vida útil em, 20%, reduzindo os gastos com peças novas. Lembre-se que é necessário consultar o manual do fabricante do veículo para averiguar como deve ser feito o rodízio, uma vez que é influenciado pela quantidade de eixos e quais possuem tração. Outra vantagem de fazer o rodízio é que os pneus influenciam no alinhamento do veículo.

Alem de todas essas dicas, é muito importante manter a manutenção do seu caminhão em dia, por isso, confira as peças com o melhor preço do mercado no Universo do Caminhão