Roubo de cargas nas estradas brasileiras principalmente nas regiões sudeste e sul, já é tema de discussão a muitos anos. Mesmo sofrendo queda na média geral desde 2017, o assunto ainda preocupa o pessoal do setor de transporte e logística.

Com prejuízos superando a casa dos bilhões de reais, o setor está sempre em constante busca para amenizar os efeitos negativos desse tipo de ocorrência.

Válvula freio de mão Scania

E isso não afeta somente a parte financeira de uma empresa, toda a cadeia é submetida a uma série de riscos que podem influenciar desde a entrega da mercadoria até qualidade dos serviços prestados pelo motorista.

Os assaltantes estão geralmente posicionados em regiões das estradas onde a pouca iluminação e quase nenhum sinal de celular ou qualquer outro aparelho comunicador. Os caminhoneiros com prazos de entrega para cumprirem muitas vezes não conseguem evitar de passar por essas regiões no período da noite, horário onde há uma maior quantidade de registros desses tipos de ocorrência.

O estresse gerado por esse tipo de situação acaba colocando os profissionais do volante em condições extremas de saúde, ocasionando muitas vezes o esgotamento emocional conhecido como burnout.

Existem uma série de medidas nacionais que foram tomadas com a finalidade de diminuir a incidência de roubos ao transporte de cargas. Um sistema foi criado para estudar medidas de prevenção com as autoridades públicas e as policias estaduais e federais.

Farol Mb Atron Bicudo, clique aqui.

            Mas por que aumentou a taxa de roubo por conta da pandemia?

Alguns especialistas propõem que o aumento na taxa de roubos pós pandemia tenha sido ocasionado pela oportunidade vista pelos meliantes no retorno das atividades econômicas do país.

Após algum tempo parado, o retorno das atividades trouxe um fluxo maior de veículos de carga para as estradas em um curto espaço de tempo, isso acabou disparando os índices de assaltos.

Outro fator apontado faz referência ao valor carga transportada. Com o nível de inflação aumentando, o valor dos produtos transportados também aumentou, o que acabou chamando a atenção das organizações criminosas.

Por isso é sempre importante que os motoristas só transportem cargas com seguro e que tenha caminhões com dispositivos de monitoramento em tempo real via satélite.

Paralama Estribo Iveco Tector

            A importância de rotas predeterminadas p/ segurança do veículo

Já falamos aqui em outros posts sobre a importância de planejamento das rotas que o caminhão irá percorrer. Isso ajuda e muito em uma boa gestão de logística, além de ajudar na segurança do motorista e da carga.

É comum encontrar em caminhões de empresas de logística mais renomadas no mercado, dispositivos que acompanham o veículo a partir de uma rota predeterminada e que caso o motorista saia dessa rota por qualquer motivo, a sistema de alimentação é cortado e o caminhão simplesmente para.

Isso ajuda a evitar que os bandidos fujam com o veículo e a empresa acabe perdendo a carga.

Folha porta ford Cargo 2012, clique aqui.

Portanto você motorista que viaja sem seguros e dispositivos de acompanhamento remoto, fique atento e converse com sua empresa para ter uma segurança maior em seu trabalho.

Até logo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.