Para garantir a lucratividade para a sua transportadora, é preciso calcular o custo do frete, valor que vai muito mais além do que o gasto de combustível do caminhão ou o quanto é despendido com pedágio para a rota contratada. É preciso levar em conta outros fatores que influenciam nos custos para assegurar a saúde financeira da sua transportadora – você tendo uma frota de veículos ou apenas dirigir de forma autônoma.

Dessa maneira, reunimos os itens a serem considerados para realizar o cálculo do frete, bem como damos algumas dicas para ajudar a tornar essa tarefa mais simples e assertiva. Afinal, de nada adianta oferecer aos clientes um bom serviço de carga e logística com preço, se ao colocar tudo na ponta do lápis, você não estiver lucrando.

Como funciona o cálculo do frete?

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apresentou uma nova tabela de fretes que contam com preços mínimos referentes ao quilômetro rodado na realização de fretes por eixo carregado.

A ANTT trouxe na tabela alguns valores mínimos para serem praticados, e que devem ser adequados sempre que o preço do diesel tiver variação de mais de 10%.

Porém, a tabela base da ANTT é apenas um norte para o cálculo do frete. Isso porque devem ser levados em conta outros fatores que geram gastos recorrentes a quem está à frente do frete. Entre esses fatores, é preciso considerar:

Para calcular frete de caminhão utilizando a Tabela de Frete oficial da ANTT você precisará ter as seguintes informações:

  • Tipo de carga a ser transportada;
  • Distância que será percorrida para a realização do frete;
  • Número de eixos carregados do veículo.

Ou seja, para fazer o cálculo do frete, é necessário multiplicar esses valores. O resultado representa o valor o piso mínimo a ser cobrado por um serviço de transporte de carga.

O que é necessário para fazer o cálculo de frete de caminhão

Além do cálculo base da ANTT,para garantir que seja feito um cálculo justo e que garanta o lucro para transportadora ou para um motorista autônomo. São levados em conta dados como:

  • Manutenção preventiva e efetiva do veículo;
  • Gastos com combustíveis;
  • Lavagem e lubrificação;
  • Desgastes dos pneus;
  • Pedágio;
  • Alimentação do motorista;
  • Seguro do veículo e da carga;
  • Taxas de acordo com a dificuldade da entrega;
  • Frete-peso;
  • Salário do motorista ou ajudante – no caso de transportadoras ou ter empregados.

E depois de todos esses itens, ainda é necessário considerar o lucro – seja o da transportadora ou o do motorista, e só assim terá certeza que está calculando corretamente o valor do frete.

Como calcular o frete?

O primeiro passo é fazer um levantamento de todos os gastos que a transportadora tem antes, durante e depois de entregar a carga. Com isso em mãos, é possível fazer a conta certa para determinar o valor do frete, de maneira que não prejudique o contratante nem o contratado.

Lembrando que é preciso analisar dados como o frete-peso, que nada mais é do que a cobertura pelos riscos que o transportador pode correr ao transportar uma carga de determinado peso. Levando em conta o peso da carga, considerando que quanto mais leve, mais fácil de roubar.

Outro fator que influencia é o tipo de carroceria, que pode variar por grade baixa ou aberta u até mesmo um contêiner. Lembrando que quanto mais fechado, menor o risco de acidentes ou roubos.

A rota do caminhão também precisa ser avaliada. Isso pois as condições da estrada podem influenciar nos riscos de acidentes com os veículos, bem como prejudicar a mecânica do veículo que pode vir a precisar de uma manutenção, custo que também deve ser considerado no cálculo do frete, para que possa trabalhar com uma margem para manutenção dos veículos da frota.

A quantidade de manuseios da carga também influencia no custo do frete, pois quanto mais a carga precisa de um manuseio, maior o risco de danos. Valor que de3ve ser considerado no cálculo do frete.

O tempo de estrada e o a distância da rota também são dados a serem considerados antes de determinar o valor do custo do frete, para garantir que seja um valor praticado no mercado de carga e logística, lembrando que a ANTT determinou uma tabela com as alíquotas relacionadas a distancia:

  • 1 a 250 Km: 0,30%
  • 251 a 500 Km: 0,40%
  • 501 a 1000 Km: 0,60%
  • 1.500 Km: 0,70%
  • 1.501 a 2.000 Km: 0,80%
  • 2.001 a 2.600 Km: 0,90%
  • 2.601 a 3.000 Km: 1,00%
  • 3.001 a 3.400 Km: 1,10%
  • Acima de 3.400 Km: 1,20%
  • Coleta e entrega: 0,15%

Aplicativos e ferramentas

A tecnologia pode facilitar o cálculo do frete do caminhão, garantindo um valor justo e dentro do mercado, garantindo lucratividade do negócio, sem colocar em risco a competitividade dentro do mercado. Alguns exemplos de ferramentas que ajudam no cálculo são:

  • Tabelas de Frete;
  • Trucão.

As duas plataformas online facilitam o cálculo do frete, pois funcionam de forma intuitiva e bem fácil de mexer. Para isso, é necessário completar todos os dados solicitados pelos aplicativos, como o tipo de carga, número de eixos e distancia a ser percorrida.

Após abastecer as informações, a própria ferramenta se encarrega de fazer os cálculos de forma automática, sugerindo em seguida um valor mínimo a ser cobrado pela transportadora.

Vale lembrar que a ferramenta usa como base o cálculo regulamentado pela ANTT, e que as demais informações sobre o veículo e viagens devem ser somadas ao valor mínimo, para que a transportadora não saia no prejuízo.

Para quem ainda tem dificuldade de fazer o cálculo, uma alternativa pode ser contratar um software de gestão integrada, que faz toda a leitura de dados e analisa as intercorrências. E com isso, calcula de forma automática o valor indicado para o frete. Esse tipo de ferramenta tem um custo elevado, porém, vale a pena para quem tem uma transportadora e busca revolucionar a operação, economizando custos e poupando tempo.

Assim, com todas essas dicas que mostram a importância do cálculo do frente e ensinam como calcular corretamente o frete de caminhão, chegou a hora de você fazer seus cálculos de acordo com os custos da mercadoria que você está transportando, sem deixar de lado a sua lucratividade.