Chegou a hora de trocar de caminhão, e você não sabe por onde começar a procurar um caminhão usado? Os seminovos acabam trazendo várias vantagens aos motoristas que encontram preço mais atrativo. Porém, é preciso se atentar a algumas dicas importantes para não cair em nenhuma roubada. 

1. Avalie os preços

Você sabia que ao sair da concessionária o veículo já perde uma parte de seu valor inicial? Dessa forma, ao adquirir um caminhão usado, você conta com um preço mais atrativo. Segundo a tabela FIPE, é possível encontrar um caminhão modelo 2017 por um valor 20% mais em conta que um novo. 

Ou seja, ao optar por um modelo semi novo, você acaba comprando um modelo com tecnologia e peças novas, com um valor inferior ao do ano. Lembre-se: Quanto mais velho, menor o preço.

2. Escolha um caminhão que desvalorize menos

A depreciação do veículo também é menor em relação a um novo. Segundo a tabela FIPE, a taxa de depreciação diminui conforme mais velho o veículo fica. Ou seja, quando compra um caminhão zero, ele deprecia mais rápido do que um usado.

3. Variedade de modelos

Existem todo o tipo de veículo usado à venda, inclusive aqueles que já saíram de linha pelas montadoras. Assim, é mais fácil filtrar os veículos existentes no mercado de acordo com as suas necessidades, sem levar em conta os veículos sendo produzidos pelas montadoras no momento. 

4. Busque caminhões de frota

Algumas empresas que contam com frotas corporativas trocam seus veículos periodicamente para evitar que percam mais dinheiro posteriormente. Por isso, não é difícil encontrar bons veículos disponíveis. Busque por concessionárias que trabalhem com a revenda desses caminhões que costumam estar em excelente estado – afinal, existe uma manutenção preventiva e periódica garantida por uma grande empresa.

5. Garantia vigente

Algumas montadoras passaram a oferecer garantia estendida para seus veículos quando saem da fábrica, com o intuito de mostrar que seus veículos são confiáveis. Assim, você encontra caminhões usados ainda com garantia de fábrica. Na hora de comprar um usado com ate dois anos de uso, converse com o vendedor para ver essa possibilidade.

6. Verifique a documentação

Não esqueça de avaliar a documentação do veículo antes de efetuar a compra, só assim você vai saber se o caminhão não conta com pendências ou restrições, como dívidas e alienação. Também é preciso verificar a documentação referente ao proprietário do veículo, se o licenciamento está em dia, bem como o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), do seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre) e a inspeção veicular ambiental.

7. Compre em uma concessionária de confiança

Como envolve uma grande quantia, é preferível buscar um lugar com boa reputação no mercado para evitar grandes prejuízos, já que elas trazem garantias. Além disso, possuem uma variedade grande de modelos à venda e costumam aceitar o veículo como parte do pagamento. As concessionárias também ajudam a viabilizar a documentação de transferência do bem e antes de adquirir o veículo, fazem uma análise criteriosa do bem.

Na Universo do Caminhão você encontra todas as informações necessárias relacionadas aos veículos de carga, acompanhe nossos conteúdos assinando a nossa newsletter.