Um dos maiores medos de quem dirige nas estradas brasileiras é ter a carta cassada por excesso de ponto gerado pelas multas. Ainda mais existindo algumas infrações que levam a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mesmo sem atingir os 20 pontos, isso porque uma única infração gravíssima pode causar a suspensão da CNH.

E, no caso de trafegar sem a CNH válida, o condutor pode acabar sendo punido novamente, porém, de forma mais severa. O motorista pode ser detido de seis meses a um ano, além de ter a carteira cassada e precisar pagar multa. Após esse tempo, para ter a CNH novamente, será necessário fazer todo o procedimento como um condutor iniciante.

1. Dirigir após beber

Considerada uma infração gravíssima, dirigir alcoolizado acarreta em multa gravíssima com valor de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses.  Não é para menos, ao dirigir embriagado, você acaba perdendo a destreza ao dirigir, perdendo atenção e até sonolento. Você precisa estar 100% atento ao que está fazendo. Ainda mais dirigindo um veículo pesado. 

No caso de ser pego por policiais, recusar o teste do bafômetro: multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses.

2. Dirigir em velocidade superior em mais de 50% do limite permitido

Não é só o álcool que oferece riscos aos motoristas e viajantes na estrada. O excesso de velocidade também causa acidentes bem graves e por isso deve ser evitado. Não é para menos que dirigir em velocidade superior a 50% gera suspensão de dois a sete meses de carga para os condutores. Fora os pontos na carteira e a multa altíssima 

3. Forçar passagem entre veículos trafegando em sentidos distintos

Segundo o artigo 191 do Código de Trânsito os motoristas forçam a passagem entre veículos cometem uma infração gravíssima, e ainda resulta em multa e suspensão de quatro a 12 meses da CNH.

4. Transpor bloqueio policial

Os bloqueios policiais acontecem por motivos sérios e precisam ser respeitados. Por isso, é importante parar sempre que se depara com uma blitz, seja por velocidade, documentação ou para bafômetro. No caso de não parar, acaba sendo penalizado com suspensão de um a três meses de carteira de motorista, fora a multa.

5. Omitir-se de socorrer vítima

Acidentes infelizmente acontecem e, no caso deles, é imprescindível socorrer a vítima, seja ela pedestre ou esteja em outro veículo. Apesar de ser ilegal, muita gente ainda foge e não presta o socorro devido para a vítima, porém, é um ato ilegal e que é punido com quatro a 12 meses sem a CNH. 

Fique atento para não correr o risco de perder a carta, afinal, no caso de um condutor de veículo, acaba ficando sem poder dirigir. O que resulta em um prejuízo financeiro muito maior que as multas de trânsito ou o gasto para renovar a Carteira Nacional de Habilitação. 

Siga o blog do Universo do Caminhão e fique atento às dicas importantes para você e para o seu caminhão.