Não é preciso trabalhar no setor de carga e logística para conhecer o Ford Cargo. Lançada em 1985 no Brasil e em 1981 na Europa, a linha Cargo chegou para complementar a produção de caminhões da Ford, que já fabricava a Série-F.

O Ford Cargo é reconhecido nas ruas pelas suas características. Sendo elas: Cabine avançada, garantida pela junção do projeto da Ford Europa com a frente chata, com a junção do chassi norte-americano.

Inicialmente foram lançados oito modelos de Ford Cargo, com peso bruto total entre 11 e 15 toneladas, e potencias entre 130 e 165 cavalos. Com as opções de motor a Diesel: O MWM aspirado, com 5,9 L de cilindrado e 132 cavalos e o FTO (Ford Truck Operation), de 6,6 L, aspirados, ou turbo, com 140 ou 165 cavalos, que eram utilizados nos modelos de tratores agrícolas.

Outra características desses caminhões era a caixa com cinco marchas, com dupla redução no eixo traseiro, pneus radiais sem câmera, freios pneumáticos, entre outras características que representaram uma grande revolução para os caminhões brasileiros.

Em 1987, a Ford deixou de usar o motor MWM e os motores FTO que antes geravam entre 140 e 165 cavalos, foram aprimorados para 153 e 177 cavalos, o que permitiu aumentar a capacidade de carga do Ford Cargo.

No ano de 1990, foi lançado o modelo mais pesado da linha até então. Em seguida, a Ford apresenta mais três modelos da linha Cargo.  Na linha seguinte, de 1991, a Ford trocou os motores para o Cummins Série B e Cummins Série C.

Somente em 1995 foi lançado o Cargo 814, o primeiro leve da linha, enquanto os médios tiveram uma atualização de potência. Bem como os modelos com cabine leito.  Já em 1997, foram apresentados os Cargos traçados, preparados para receber betoneiras, e no ano seguinte o modelo para indústria canavieira.

Em 2000, a linha de montagem de picapes e caminhões passa para a unidade da Ford em São Bernardo do Campo, enquanto a fabricação e pintura das cabines dos caminhões foi terceirizada.

Neste mesmo período, passou por uma grande alteração visual, principalmente no para-choque, formato e posição dos faróis. E novas alterações nos motores Cummins com cavalo mecânico.

Somente em 2004 passou a receber os motores eletrônicos da Cummins, para atender as novas normas de emissões e por isso, o modelo passou a ser sinalizado com um E.

Em 2007 a Ford trouxe o Cargo com maior peso bruto total foi lançado com cavalo mecânico, bem como o modelo pequeno 712. No ano de 2009 também trouxe novas versões, que apresentaram grade e para-choque em tons diferentes.

Em 2011, a Ford trouxe a segunda geração do Cargo, com design mais moderno e itens internos tecnológicos e mais conforto. Em 2013 foram lançados os mais potentes cavalos da linha. Nos anos de 2018, vieram novidades mais potentes e modernas, conhecidas como Power, o mais potente da categoria até então.

E em fevereiro de 2019, com o fechamento da fábrica em São Bernardo do Campo, o Ford Cargo deixou o Brasil, sem nenhum substituto da marca fabricado no país.

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