Entenda nesse post como a falta de cuidados essenciais com seu caminhão pode causar sérios danos ao seu tímpano e te deixar surdo para sempre. Além de ocasionar gastos além do necessário, a falta de manutenção adequada do seu veículo pode piorar sua qualidade de vida.

Leia também: Onde comprar acabamentos para caminhão.

Como nós já sabemos o som é uma propriedade da física que percebemos através do nosso ouvido, órgão sensorial presente nas laterais de nossa cabeça. O nosso ouvido é como um transdutor.

O transdutor é o meio responsável por transformar uma propriedade da física em outra. No caso nosso ouvido transforma energia sonora em elétrica, ou em estímulos elétricos como é falado na neurologia, que em seguida são interpretados pelo nosso cérebro.

E como tudo que é em excesso faz mal, esses estímulos podem danificar nossa percepção sonora de maneira irreversível.

            Como o som chega até seu ouvido

O som caminha pelo espaço através de ondas. Essas ondas são medidas de acordo com seu comprimento e intervalo. Sons mais agudos possuem ondas mais curtas e com intervalos menores uma da outra. Já os sons gravas tem ondas maiores e com mais intervalo uma da outra.

Um bom exemplo para entender esse conceito é pensar em um caminhão que está longe de você e se vem se aproximando conforme o tempo passa, e ele está buzinando. Já percebeu como o som vai ficando cada vez mais agudo e irritante conforme o caminhão vai chegando mais perto de você? E como o som vai ficando mais grave a medida em que ele se afasta?

Leia também: O estresse da vida nas estradas.

Pois bem, existem alguns barulhos que podem nos deixar surdo de um segundo para o outro, como o tiro de um revólver bem perto do ouvido e existem aqueles que não são intensos como uma explosão, mas te deixam surdo pelo tempo em que você fica exposto a ele.

E esse tipo de causa é um dos mais difíceis de serem tratados pois acontecem de uma forma quase imperceptível e quando o motorista se dá conta já tarde demais.

É notável a evolução sonora que a engenharia dos motores dos veículos de carga teve conforme sua evolução. As principais montadoras do mercado estão sempre focadas em construir cabines com isolamento acústico apropriado justamente para evitar esse tipo de desconforto e trauma físico no motorista, entre elas a:

E é claro que com o tempo é necessário realizar as manutenções e correções adequadas para que o desgaste natural das peças não seja motivo de desconforto e estopim para problemas fisiológicos.

Peças rangendo, falta de lubrificação do motor, pastilhas de freio gastas, amortecedores com folgas excessivas ou com uma rigidez inadequada, entre outros, produzem barulhos irritantes, e a longo prazo, maléficos ao seu organismo.

Revise sempre seu veículo e em caso de peças gastas procurem em nosso site uma substituta de qualidade para as maiores montadoras do mercado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.